No dia 21 de maio, a Polícia Militar do Estado de Rondônia, através do Batalhão de Polícia Ambiental, durante fiscalização ambiental na zona rural de Candeias do Jamari/RO. Durante a patrulhamento da equipe, avistaram um caminhão trafegando, por ser uma região de grande cometimento de crimes de transporte ilegal, os policiais decidiram aborda o veiculo.
Ao abordar o veículo, os agentes identificaram o motorista e questionaram sobre a carga. O condutor afirmou que o caminhão estava carregado com madeira serrada em lascas de diversas essências. No entanto, ele não possuía autorização para o transporte da madeira.
Diante da situação, os policiais informaram ao motorista que ele responderia criminalmente por transportar madeira sem licença, conforme previsto na LEI 9605/98. A carga ilegal totalizou mais de 13 metros cúbicos de madeira serrada.
O motorista foi autuado e um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi confeccionado. O caminhão e a madeira foram apreendidos e encaminhados ao Batalhão Ambiental onde foram depositados.
Essa ação destaca o comprometimento da Polícia Militar Ambiental de Rondônia em combater crimes ambientais e preservar os recursos naturais da região.