Durante um patrulhamento de rotina pela região conhecida como praça do Celeste, a guarnição da PATAMO avistou um grupo de jovens, que ao perceber a presença da viatura, um dos jovens se separou do grupo e tentou se livrar de um objeto. Logo os policiais agiram rapidamente e realizaram a abordagem e após uma busca minuciosa no local, foi encontrado um simulacro de arma de cor preta, que pertencia a um dos jovens, que ao ser questionado sobre a origem do simulacro, alegou que estava em sua casa e que seu primo o convidou para ir até a praça do Celeste. No entanto, ao avistarem a viatura, o primo repassou o simulacro para ele, que tentou se desfazer do objeto ao notar a aproximação dos policiais.
Diante da situação, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil e entregue ao comissário de plantão, juntamente com o simulacro, para as devidas providências legais.
A ação da Polícia Militar demonstra o compromisso das forças de segurança em combater qualquer forma de violência e garantir a segurança da comunidade. A apreensão do simulacro contribui para a prevenção de crimes e para a tranquilidade da população de Guajará-Mirim.