Após receber denúncia, o Batalhão de Polícia Ambiental da PM do Estado de Rondônia conduziu uma operação de fiscalização na linha Cachoeirinha em Porto Velho. Durante a ação, a guarnição detectou o ruído de uma motosserra em funcionamento. Ao investigar a origem do som, a equipe encontrou um indivíduo utilizando o equipamento, que fugiu e não pôde ser identificado.
O suspeito deixou para trás uma motosserra da marca Husqvarna, modelo 281, que estava sem sabre e corrente, e foi possível registrar o número de série do equipamento. A inspeção no local também revelou sinais de desmatamento, embora a extensão exata da área afetada não tenha sido mensurada devido à falta de recursos adequados no momento.
Diante dos fatos, não foram possíveis ações administrativas imediatas devido à fuga do infrator. Foi solicitada uma perícia para avaliação mais detalhada da situação. Como parte do procedimento, foi elaborado o Termo de Apreensão e Depósito (TAD) e a motosserra foi recolhida ao Batalhão de Policiamento Ambiental para as devidas providências. A investigação continua para identificar e responsabilizar o autor da infração ambiental.