Câmara Municipal de Porto Velho homenageia trabalho social da Polícia Militar de Rondônia

FOTO 1 TOPO

Alunos e professores de música, instrutores e coordenadores da Escola de Musica Dó Ré Militar, da Policia Militar de Rondônia foram homenageados pela Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho. A Moção de Aplauso foi proposta pelo vereador Eduardo Rodrigues, no dia último dia 20 de setembro e aprovada pelo plenário. Em seção solene realizada nesta quarta-feira (7/10), os vereadores ratificaram a comenda que foi entregue a equipe, liderada pelo diretor da Escola, Major PM Braga. Alunos e pais de alunos também estiveram no evento que contou com a presença da Banda da Polícia Militar.

Durante pronunciamento, o subcomandante da Polícia Militar coronel PM Clairton disse que “a Polícia Militar às vezes é criticada pelo seu trabalho repressivo. Mas que esta repressão é contra o crime”. Ele afirmou ainda que é muito comum “se a policia está próxima, incomoda, se está longe faz falta”. O subcomandante disse que, entre a prática que pode ser considerada criminosa e as vitimas de tal prática, está sempre a Polícia Militar pronta para mediar os conflitos. Essa é uma parte do nosso trabalho.

FOTO 3

No caso do trabalho social, disse o subcomandante, passamos a evitar que crianças sigam pelo exemplo que os levem para caminhos errados e busque agir de forma correta. Isso fará que, num futuro próximo, possa ser possível a diminuição do trabalho repressivo, resultado da formação de novos e bons cidadãos, com o trabalho socioeducativo realizado hoje, disse o Clairton, que agradeceu a todos em nome do Coronel PM Kisner, comandante geral da Polícia Militar de Rondônia.
FOTO 2

“As estrelas de hoje são as crianças que integram a escola. Ao implantarmos este projeto tentamos buscar a solução do problema, na raiz, para que possamos ter uma sociedade mais justa, em médio prazo”, ressaltou o major Braga.  “Buscamos uma sociedade livre das drogas e da criminalidade”, disse major, idealizador e diretor da Escola. “Precisamos da ajuda de toda a sociedade para continuar este sucesso absoluto que é esta escola, apesar de todas as adversidades”.

Durante o evento o cabo PM Lessa mentor do Proerd – outro programa social da PM – e colaborador da escola de música, mostrou um vídeo com fotografias em ordem cronológica. Ao falar sobre cada uma das fotos, o militar contou a história do surgimento da escola até os dias de hoje. Lessa informou aos presentes, que a escola precisa manter parcerias para conseguir instrumentos para que os alunos não precisem pagar pelo curso que é oferecido de graça.

FOTO 4

O vereador Eduardo Rodrigues, autor do projeto, contou que há sete anos na câmara de vereadores, é a primeira vez que propõe uma moção de aplauso. “Um dos motivos é que aqui em Rondônia, os policiais militares nos orgulham muito”, disse. Para o vereador, uma escola como esta não forma somente músicos. Forma futuros cidadãos, quer seja para a carreira musical, para a medicina, futuros advogados, policiais, engenheiros, etc. Por que o principal objetivo é a formação do caráter.

Na mesma linha de pensamento, outros dois vereadores enalteceram o trabalho da Polícia Militar: Edmilson Lemos (PSDB) e José Wildes (PT). Sem citar o autor, o tucano Edmilson Lemos lembrou um pensamento filosófico que diz que “o homem nasce sem pedir e morre sem querer”. E, segundo Lemos, a citação diz que nesse intervalo entre nascer e morrer há que se fazer algo que possa produzir e transferir conhecimento para que a pessoa seja um bom cidadão. “Com certeza é isso que a Polícia Militar procura fazer com seu trabalho social”. O vereador Edvaldo Soares também manifestou apoio ao projeto.

FOTO 6

O petista José Wildes parabenizou o vereador Eduardo Rodrigues pela iniciativa da Moção de Aplauso. “É motivo de muita satisfação ver a Polícia Militar de Rondônia tomar iniciativas com estas e tantas outras”. O vereador Pastor Delso Moreira também elogiou a iniciativa. Disse que todo trabalho realizado com crianças é de muita relevância, pois forma cidadãos. “A PM esta de parabéns. O trabalho social que realiza é brilhante”, disse o pastor.

Entre os policiais homenageados estão: o major PM Odinelson Braga; primeiro sargento PM Maria da Conceição Souto Maior Torres; segundo sargento PM Maria da Conceição Cardoso de Oliveira; terceiro sargento PM Cesar Henrique Moura Santos; cabo PM Sandro Roberto Lima Lessa; cabo PM Rozivaldo Aguiar Furtado, soldado PM Max Fernandes da Silva Chagas; e soldado PM Maricleide Lima de Fonseca. A sessão solene foi presidida pelo vereador Jurandir Bengala.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SOLDADO PM EDILEUSA