Polícia Militar de Rondônia

Guarda Mirim de Ariquemes visita Comando da Polícia Militar em Porto Velho

GUARDA 2

GUARDA 2

 

Representantes da Guarda Mirim do Sétimo Batalhão da Polícia Militar, em Ariquemes, estiveram nesta quarta-feira (7/10) em Porto Velho, onde visitaram o quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Além do gabinete do comandante geral Coronel Kisner, os jovens visitaram o Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, onde ouviram do coronel PM Santos – chefe de comunicação, dentre outros assuntos, sobre a campanha desencadeada pelo Projeto “Criança Feliz” para arrecadação de roupas, calçados e brinquedos para crianças carentes. 


Coordenadores da Guarda Mirim levaram ao coronel Kisner os procedimentos de implantação da guarda, passo a passo, e solicitaram apoio para a implantação do modelo em Porto Velho, já no próximo ano. Para ser um Guarda Mirim, é preciso ter entre 12 e 17 anos e estar cursando o ensino médio. Estiveram no encontro no cabinete, alem do coronel Kisner, o subcomandante da corporação coronel PM Clairton e o coronel PM Ênedy (Coordenadoria Regional de Policiamento I). No Vale do Jamari, a guarda existe em Alto Paraíso, Buritis, Cujubim e Monte, além de Ariquemes, implantadas pelo tenente coronel Alcântara, hoje comandante do 1ºBPM, em Porto Velho. 

A guarda é responsável por desenvolver pequenas tarefas remuneradas ou não: Campanhas Educativas de Transito; Distribuição de material gráfico de conscientização; participação de cívicos da Polícia Militar na região de Ariquemes, além de parcipar das olimpíadas. As tarefas remuneradas tem são rsultado de trabalhos prestados à iniciativa privada como distribuição de panfletos e outras tarefas previstas no estatuto. O remunerado á pago em forma de diária pelo contratante, direto ao integrante da Guarda-Mirim. 

 ” Polícia Militar não tem notícia de que um ex integrante da Guarda Mirim tenha entrado para o o crime”, disse o coronel Ênedy, que recepcionou as crianças ontem. Segundo ele, o proprio soldado PM Godoy hoje coordenador da guarda atualmente, foi guarda mirim quando criança, revelou o coronel Ênedy.

 

Depois de dez meses de curso com instrutores policiais, o aluno é declarado soldado com direito a todas as promoções futuras a patentes superiores, assim como na Política Militar. Sendo aprovado pelo comando, a expectativa é que no primeiro trimestre de 2016 sejam abertas inscrições para a primeira turma, disse o soldado PM Godoy, um dos coordenadores do projeto.


IMG 1545

 

A Guarda Mirim de Ariquemes foi fundada em 2011. Conta com 254 componentes, dos quais, 174 da zona urbana e os outros 80 da área rural. A instituição cumpre uma das funções sociais da Polícia Militar de Rondônia. Existe em Ariquemes Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura e em outras cidades do Estado, embora não esteja presente em todos os municípios. A finalidade é preparar o adolescente para o mercado de trabalho.

A formação intelectual, física e moral faz da criança um aluno melhor e, consequentemente, um adulto qualificado para a profissão que desejar exercer no futuro. Hierarquia militar; disciplina; direito civil; cidadania; civismo; noções em legislação de trânsito; treinamento físico militar; são algumas das disciplinas oferecidas pelo curso. A inovação é na grade de disciplina é a atividade em área de selva, recentemente incluída no curso, disse o coordenador.   


Além do soldado PM Godoy, as crianças estavam acompanhadas do assessor de comunicação da Aspra – Associação de Praças da Polícia Militar de Rondônia. Eles visitaram vários outros departamentos do quartel, para entender melhor como funciona a administração da Polícia Militar.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SUBTENENTE PM DAVID

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *