A Polícia Militar de Rondônia por meio do 7º Batalhão de Polícia Miliar participou na última quinta-feira, 28, da Operação Ariquemes Mais Segura, a ação coordenada pelo Ministério Público de Rondônia que teve como objetivo fiscalizar a regularidade e a conformidade legal de bares, coibir ilícitos e promover a pacificação social em uma área conflagrada pelo tráfico de drogas na região central do município de Ariquemes.
As primeiras ruas do bairro Setor 02, área onde a Operação foi deflagrada, ao longo dos anos foi sendo consolidada como região de tráfico de drogas e concentração de pessoas ligadas a atividades criminosas, conforme levantamento realizado pelas Polícia Militar e Civil. Para a Promotora de Justiça e coordenadora da Operação, Natalie Del Carmem Maranhão, a força-tarefa buscou restabelecer a ordem pública na região, devolvendo a seus moradores e à população de Ariquemes a sensação de segurança.
A força-tarefa integrou o Ministério Público de Rondônia, a prefeitura de Ariquemes e as Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, envolvendo aproximadamente 70 agentes públicos. Os agentes da prefeitura fiscalizaram as áreas sanitária, tributária, urbana, ambiental, incêndio e pânico dos estabelecimentos. E os agentes de segurança pública além resguardarem a integridade destes servidores, identificaram nestes locais práticas ilícitas e efetuaram prisões.
A Polícia Militar identificou e registrou três ocorrências pelo crime de casa de prostituição com a prisão duas pessoas, uma mulher foi conduzida pelo crime de moeda falsa, três Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de posse de drogas. A ação também envolveu a equipe do Canil, onde o cão farejador Radar realizou buscar nos estabelecimentos.
O Comandante do 7º Batalhão de Polícia Miliar de Rondônia, tenente-coronel PM Rudinei João Bessegatto Pogere, a ação foi um sucesso e ocorreu conforme o planejado e sem intercorrências. “O objetivo de atuarmos nessa região é justamente acabar com esse problema social e de saúde pública, que ocorria aqui na nossa cidade. A ideia é que as pessoas possam circular por aqui com segurança em harmonia social”, disse.