O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia delegado de Polícia Civil Antonio Carlos dos Reis disse que desde sua ascensão ao cargo como gestor defendeu que um dos eixos de sua administração seriam a capacitação dos integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros Militares. “Não adiante termos, armas, viaturas, equipamentos diversos se o homem não está preparado para utilizar essas ferramentas”, disse. Para ele é necessário também à multiplicação do conhecimento. De nada vale termos aprendido algo comum a todos se não repassarmos este conhecimento, como faz o major PMAL Bolivar.
Representando a Polícia Militar, o coronel PM Leopoldo Bittencourt explicou que embora o governo tenha proporcionado Cursos e Aperfeiçoamentos sempre é necessário novos conhecimentos que venha “proporcionar melhor nossa ação contra o crime”. O Curso, disse o coronel Bittencourt, abre mais uma porta no sentido de vencermos a criminalidade dentro da Lei. Ao Multiplicador não basta fazer o curso temos que repassar os ensinamentos a todos para que tenhamos uma Polícia qualificada e atuando em uniformidade. A inteligência que precisamos, vamos buscar de todas as formas, completou.
Coronel PM Pachá
No Brasil, há carência de cursos que proponha ao Agente de Segurança, a confiança para atuar em ambientes com baixa condição de luminosidade, atuando com técnica e tática dentro de um princípio seguro e com grau de eficiência assegurado. Foi o que assegurou o coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, gerente de Integração da Sesdec.
Coronel PM Pachá, policial brasileiro a ser convidado a ministrar treinamentos táticos para policiais na China. Ele possui o Curso de Operações Especiais e Escola de SWAT (SWAT School), sendo o último feito em quatro diferentes departamentos de SWAT norte-americanos, em Beaumont, San Marcos, Austin e Dallas.
Ele disse ainda que se partirmos do princípio que uma arma é um sistema ou ferramenta que tem como objetivo incapacitar o seu oponente, podemos considerar que um feixe de luz de alta intensidade, voltado para os olhos do suspeito ou infrator, pode ser considerado uma arma não-letal de incapacitação temporária.
Em decorrência contatamos que o uso de uma lanterna tática de modo adequado, além de garantir a integridade física do infrator, aumenta consideravelmente o nível de segurança de uma guarnição de serviço.
Major PM Bolivar
Um dos pioneiros nesta técnica no Brasil, o major PMAL Bolivar convidado pela Sesdec para ministrar o Estágio, defendeu a integração entre as Polícias para se ter eficiência e uma ação mais coordenada contra o crime. Ele lembrou que Alagoas era o Estado que tinha o maior índice de violência, mas só com a parceria entre todos os segmentos da Segurança Pública hoje, o Estado já saiu da condição de segundo mais violente do país.
Major PMAL Bolívar
O major da Polícia Militar de Alagoas é Pós-Graduado em Pedagogia Estratégica – FITs – SENASP, Pós- Graduado – Segurança Pública ( CAO) – APMSAM, Bacharel em Segurança Pública – APMSAM, Bacharel em Direito – FAL, Técnico em Química Industrial – ETFAL, Curso de Inglês – Escola Inn English – 2011(nível intermediário) entre outros.
Cursos
Curso de Formação de Oficial PM – PMAL; Firearms and Police Tactics Course – SWAT, Curso de Armas de fogo e táticas Policiais – SWAT- 1996, Curso de Direção Defensiva – DNER – 1998, Curso de Tiro Policial – APM – 2000, Tactical Immobilization Course – CATI, Curso de Imobilizações Táticas – CATI – 2003, S.W.A.T Hard Entry – CATI – 2003, Defensive Tactics – CATI – 2003, Crisis Management – CATI – 2003, entre inúmeros outros Cursos no Brasil e Estados Unidos.
Condecorações
Medalha do Mérito de Bombeiros Militar – Alagoas – 2003, Medalha do Mérito Policial Militar – Alagoas – 2003, Medalha do Mérito Policial Militar – Sergipe – 2003, Medalha do Mérito Policial Militar – Piauí – 2005, Medalha de 10 anos de serviço – Alagoas – 2003, Medalha do Mérito Intelectual Graciliano Ramos – 2008, Colocado no CAO(curso de Aperfeiçoamento de Oficiais)
Experiência profissional
Instrutor dos Cursos de Formação de Cabos e Sargentos específicos – CFAP – 1996, Membro do Grupamento Aéreopolicial – PMAL- 1997,Cmt do Pcsv 1ºBPM – 1998, Cmt de Cia. Do BPTRAN – 1998, Membro do Corpo de Segurança do Governador – 1999;2006, Cmt da COE/BOPE (Companhia de Operações Especiais) – 2007;2008, Assessoria Militar da ALE/AL – 2009;2014, SubCmt do BOPE/AL – 2015.
A mensagem ecumênica foi do tenente coronel PM Almeida que teve com base o texto bíblico em II Reis.
Jornalista Lenilson Guedes