Polícia Militar de Rondônia

2º Batalhão de Polícia Militar em Ji-Paraná, tem novo comandante

Em solenidade presidida pelo Comandante-Geral da PMRO, coronel PM Regis Braguin na manhã da última quarta-feira, 20, foi realizada a troca de comando do Batalhão Tiradentes. O tenente-coronel PM Eber Milton Barros de Oliveira passou o comando para o tenente-coronel PM Edvaldo de Araújo Elias.

O evento contou com a presença da tropa do 2º BPM e Polícia Militar Mirim de Ji-Paraná, além de diversas autoridades militares, civis, poder judiciário, legislativo municipal e estadual, do executivo municipal, familiares e imprensa local.

 

Em seu discurso de despedida, o tenente-coronel PM Eber Barros agradeceu à família, aos superiores hierárquicos, a sociedade Ji-Paranaense e a tropa do Batalhão Tiradentes. “Agradecemos aos demais integrantes dos órgãos de segurança pública local, com os quais unidos, o fardo restou mais leve e os resultados mais expressivos. Ao executivo municipal, ao legislativo e judiciário pela imensa ajuda, parceria, cooperação e pronta disposição para com o nosso batalhão, fomentando assim inúmeros avanços na política de segurança pública em nossa cidade e região.

Ao efetivo do 2º BPM, por acreditarem na nossa liderança e realizarem comigo um comando abençoado e profícuo. Fizemos juntos, o nosso Batalhão Tiradentes, diuturnamente superar desafios, reduzir índices de criminalidade e aumentar os indicadores de produtividade. Por tudo que fizeram e fazem, nossa melhor continência”.

O comandante substituído agradeceu também ao governador do estado pelos investimentos aplicados na unidade. “Nossa gratidão ao coronel Marcos Rocha, reconhecimento e apreço pelo tanto que o estado investiu em nossa unidade durante o nosso comando, seja através da SESDEC, como da PMRO, permitindo uma melhor qualidade de trabalho e de vida aos nossos policiais militares e um melhor serviço prestado ao povo da região central do estado”, disse Barros.

O Comandante Regional de Policiamento II, coronel PM Yuri Frota, elogiou em seu discurso o tenente-coronel PM Barros, que esteve à frente do 2º BPM por um ano e 11 meses, “dedicou-se a aprimorar a unidade, com determinação, abnegação e visão de comando, simplificando processos administrativos, além de impulsionar projetos sociais, um exemplo de liderança a frente do Batalhão Tiradentes. Sua dedicação estendeu-se aos limites de horário de expediente, férias e descanso aos finais de semana. Hoje, é uma unidade de referência para toda a instituição militar. Não poderia deixar de destacar a retomada do projeto da Polícia Militar Mirim, que visa atender a comunidade, aproximando as crianças e jovens da polícia. Ji-Paraná figura-se com uma baixa significativa na criminalidade, e isso se deve ao seu comando junto aos policias”, destacou Frota.

O coronel PM Regis Braguin, comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, lembrou dos tempos que serviu no 2° BPM como soldado, os amigos que fez durante essa fase e a importância da troca de comando.

“Comecei na Polícia Militar neste quartel, tenho amigos contemporâneos, sou grato a Deus pela direção nessa caminhada. A família é a base de tudo. A missão de comandar não pode ter interesses pessoais. Estamos realizando mudanças no comando dos batalhões em todo o Estado, são mudanças que visam a oxigenação das atividades operacionais, e não por ineficiência de gestão. O governo tem investido pesado na segurança pública para trazer estabilidade financeira ao Estado, porque sem segurança, não há prosperidade econômica. É uma decisão do governador, tolerância zero a criminalidade. Nosso efetivo hoje não é o ideal, nem por isso, podemos ficar com os braços cruzados, podemos fazer a diferença com o que temos, quando empregamos a tropa de uma forma eficiente e pontual. Os investimentos no setor irão continuar, promoções e readequação salarial”, explicou Braguin.

O comandante-geral frisou, ainda, que está em processo de criação, na capital, de dois Batalhões de combate ao crime organizado e a violência contra a mulher. “ É uma determinação do governador, são duas modalidades de crimes que estão em ascensão no estado, e que temos que fazer frente com um olhar diferente. O governador determinou tolerância zero a criminalidade, e assim estamos fazendo”, salientou.

O novo comandante do 2º BPM

Ao ser nomeado para o cargo de comandante do 2º BPM, o tenente-coronel PM Edvaldo de Araújo Elias estava comandando o 1º BPM, sediado na cidade de Porto Velho. Foi promovido ao posto atual em 25 de agosto de 2022. Com 40 anos de idade, nascido em 13 de junho de 1983, na cidade de Porto Velho – RO, é filho de Francisco Elias Filho e de Lizabete Teixeira de Araújo.

Incorporou às fileiras do exército em 02 de março de 2002, como soldado de infantaria no 6° BIS, sediado em Guajará Mirim – RO, onde saiu em 17 de junho de 2005. Trabalhou como Agente Penitenciário na Secretaria de Administração Penitenciária – SEAPEN de 17/06/2005 à 30/11/2006.

Ingressou como soldado na PMRO em 1° de dezembro de 2006. Em 09 de dezembro de 2011, foi declarado Aspirante a oficial do quadro de oficiais combatentes, após ter cursado o 1° CFO em solo rondoniense. Concluiu o curso de aperfeiçoamento de oficiais – CAO em 2020. Já serviu nas seguintes unidades: 1º BPM, 2° BPM, 4° BPM, 6° BPM, 10° BPM, 11° BPM e CTPM IV.

Comandou o 3° Pelotão Especial de Fronteira, sediado em Alta Floresta D’oeste. Chefiou o núcleo de inteligência do 2° BPM em Ji-Paraná. Desempenhou as funções de P1, P2, P3 e comandante da 2ª Companhia PM do 2° batalhão de polícia militar em Ji-Paraná. Comandou a 3ª Companhia PM, sediada em Ouro Preto D’oeste. Foi subcomandante do 11° BPM, sediado em São Miguel do Guaporé. Foi diretor geral do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM IV em Ji-Paraná.

É bacharel em segurança pública pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, bacharel em direito pela Universidade Cidade de São Paulo, pós graduado em ciências jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós graduando em segurança pública pela Escola da Magistratura – EMERON.

Possui ainda os seguintes cursos militares e policiais: Curso de formação de cabo do exército brasileiro, curso de formação de soldado PM, curso de formação de oficiais PM, curso de aperfeiçoamento de oficiais PM, instrutor de técnicas em dupla, capacitação em defesa civil, resolução de conflitos agrários, crimes ambientais, mediação policial, análise criminal, investigação criminal e negociador policial.

O tenente coronel Elias foi condecorado com as seguintes medalhas: Medalha forte príncipe da beira, medalha mérito policial militar, medalha dedicação policial militar 10 anos, medalha mérito Batalhão Tiradentes, medalha mérito 4° BPM, medalha mérito o guardião da zona da mata 10° BPM e medalha da Ajudância Geral da PMRO.

É casado há 20 anos com a inspetora de Polícia Penal, senhora Andréia Faya Siebert com quem tem três filhos: Matheus, Arthur e Ágatha.

Texto e fotos: P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares – sargento PM Arian 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *