Polícia Comunitária iniciou em Cacoal, afirma Coronel Kisner durante troca de comando

DSC 6976

O Relato sobre o conceito de Polícia Comunitária, feito pelo coronel Kisner, reforça a tese defendida pelo Comando Geral da PMRO de que todas as localidades de Rondônia precisam se sentir prestigiadas com a presença de representantes da corporação – que completa 40 anos em 2015 – e ver a polícia como parceira na solução de problemas locais, não somente na repressão ao crime, mas também, e principalmente, com atuações socioeducativas com a missão de tirar crianças e adolescentes da área de risco. O coronel agradeceu a receptividade da população às autoridades policiais que se deslocaram de Porto Velho. Agradeceu também as autoridades e empresários locais.

O comandante geral lembrou que “os oficiais devem sempre valorizar seus subordinados”. O trabalho em harmonia dentro e fora da corporação repercute positivamente junto às comunidades, o que facilita o trabalho da polícia. Nilton Kisner repetiu em Cacoal, o que vem dizendo em todas as trocas de comando dos batalhões realizadas, desde que assumiu o comando geral da Polícia Militar. “Que um batalhão não é construído de tijolos, telhas, concreto, mas sim, de pessoas. E quanto mais preparadas forem essas pessoas, melhor será o trabalho prestado aos cidadãos”.

DSC 7147

Descerramento da foto na galeria dos ex-comandantes do Batalhão.

O evento contou com a participação do secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Coronel PM Adilson Batista e autoridades locais, dentre as quais o prefeito do município, Padre Franco, a deputada Estadual Glaucione Rodrigues (PSDC) e representantes do Poder Judiciário. Um grupo de empresários também prestigiou o evento.

DSC 6922

Sargento PM Garibaldi

DSC 6933

Luciana Oliveira Monteiro

A inovação do Comando da Polícia com a presença de interpretes da Língua Brasileira de Sinais chamou a atenção da imprensa – presente em peso no evento – assim como demais convidados. A pedagoga e pós-graduada em Libras, Luciana Oliveira Monteiro, da Unir e o intérprete da Assembleia de Deus em Cacoal, Claudemir de Oliveira Machado, liderados pelo sargento PM Garibalde, interpretou em Libras aos deficientes auditivos, tudo que se passava no evento tanto em rito quanto em oratória. O comando geral já havia adotado a prática em outros eventos da corporação: na comemoração do dia do soldado e outras três passagens de comando já realizadas.

Segundo o coronel Kisner, a adoção da interpretação faz com que um novo público possa entender e compreender mais sobre o trabalho da polícia. “Antes, deficientes auditivos não participavam dos eventos por não saber o que se passava. Agora contamos com mais esse instrumento de comunicação que são os intérpretes de Libras”, disse, ao ressaltar que a acessibilidade também é uma preocupação da Polícia Militar de Rondônia.

O prefeito de Cacoal, Padre Franco, abraçou o novo comandante do Batalhão, a quem garantiu apoio incondicional. “A Polícia Militar pode contar com parceria do Executivo Municipal em tudo que for necessário, como sempre contou”. O prefeito disse ainda, que “o comandante geral acerta quando escolhe Sityá, pela sua brilhante trajetória, e diz que está pronto a colaborar com um setor importante da segurança pública que é a Polícia Militar”. O prefeito agradeceu também ao governador Confúcio Moura, a quem disse admirar pelo modelo de gestão implantado no Estado. “Não podemos esquecer o governador Confúcio Moura, um administrador que vem fazendo a diferença no sentido de humanizar as ações”, afirmou o prefeito.

“Nossos sinceros agradecimentos ao prefeito de Cacoal, Padre Franco, por se colocar, sempre, a disposição da Polícia Militar para o trabalho conjunto”, disse o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel PM Adilson Bandeira. Ele agradeceu a presença dos empresários, ao o efetivo que compõe o Quarto Batalhão e ao prefeito da cidade. Disse que continuará contando com o chefe do Executivo Municipal e os vereadores para o trabalho harmônico e parceiro, como sempre foi.

A trajetória de Sityá
DSC 6968

O novo comandante do Quarto Batalhão da Policia Militar, tenente Coronel PM Paulo Sérgio Gomes Sityá tem 46 anos,(1º à direita) nasceu na cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Tem trajetória na PMRO, marcada por conquistas, as mais diversas. Participou de vários cursos e estágios: Centro de Preparação de Oficiais da Reserva; Curso Estadual de Polícia Comunitária; Curso de Gerenciamento de Crise; Curso de Sobrevivência Policial.

Mediação de Conflitos, curso este feito na Secretaria Nacional de Direitos Humanos, bem como o Curso de Especialização em Trânsito, também estão no currículo do novo comandante do Quarto Batalhão. Faz parte da trajetória de Sityá condecorações com quatro Medalhas ao Mérito: Forte Príncipe da Beira; Policial Militar; Imperador Dom Pedro II e Medalha Jorge Teixeira.

Aspirante a oficial em 1995, Sityá recebeu no decorrer dos anos, várias promoções: 2º tenente em 1996; 1º tenente em 1998 e posto de capitão em 2000. Em 2010 foi promovido a Major; como tenente coronel, Sityá foi promovido mais recentemente, em 21 de abril de 2015.

Funções em Cacoal

O tenente coronel PM Sityá, desenvolveu, nos quadros da Polícia Militar em Cacoal, funções como: Subcomandante da Companhia de Rádio Patrulha do Primeiro Batalhão em Porto Velho; Chefe da Divisão de Informação da 2ª Seção da Casa Militar do Governo do Estado; Ajudante de Ordem do vice-governador do Estado de Rondônia. No quarto Batalhão, em Cacoal, exerceu funções inerentes a 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo; Chefe da 4ª Seção do Estado Maior; chefe da Divisão Operacional, além de Subcomandante do Batalhão.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SARGENTO PM SÉRGIO