A Polícia Militar de Rondônia, por meio da Diretoria de Serviço Social, recebeu nesta semana duas estagiárias do curso de Serviço Social para a realização de estágio supervisionado, etapa necessária para a formação ao nível superior nesta área.
Na PMRO, o Serviço Social atua visando garantir direitos aos policiais militares e familiares, bem como lidar com vulnerabilidades sociais permanentes ou temporárias, e na prevenção de doenças a que estes profissionais possam ser acometidos.
No estágio supervisionado, o acadêmico conhece a área de atuação profissional, assim como todos os procedimentos e técnicas, vivenciando o dia a dia do profissional na corporação. Além disso, ao final, contribui com o projeto de intervenção, analisando e observando a realidade durante o estágio, e propondo um projeto a ser executado na instituição.
É uma via de mão dupla, enquanto o acadêmico adquire conhecimento e experiência no trabalho e na vivência cotidiana para atuação como assistente social, a instituição se beneficia do conhecimento científico trazido do ambiente acadêmico e da execução do projeto de intervenção.
A Diretoria de Serviço Social conta atualmente com dois profissionais da área, sendo o Major Assistente Social Torres, responsável em supervisionar as estagiárias, e a Assistente Social Shirlene, voluntária do Programa Voluntariar da SESDEC.
Vale destacar que é a primeira vez na história que acadêmicos de Serviço Social realizam estágio supervisionado na Polícia Militar de Rondônia.