PROERD: Seminário vai debater novas estratégias para o programa no dia 30 de setembro

Revisão dos procedimentos pedagógicos; Possibilidade de Ampliação do Programa; Alinhamento dos procedimentos adotados, entre outros, são temas a serem debatidos durante seminário que vai celebrar os 15 anos de atividades do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas, da Polícia Militar de Rondônia), completados no mês de agosto. O evento será realizado em dois dias: 30 de setembro à noite, com início previsto para as 19h30 no Teatro Banzeiros, e no dia seguinte, primeiro de outubro, programação com início as 7h30 da manhã no mesmo local.

“Ao completar 15 anos de atividades, podemos dizer que muitas vidas foram salvas. Pessoas que estavam se acabando por causa das drogas lícitas ou não, foram recuperadas”, ressalta o Coordenador Estadual do Proerd, tenente PM Paulo Antunes. Ele afirma que
2015 é considerado o ano das parcerias e 2016 o ano da expansão. O Proerd já atendeu mais de 230 mil pessoas em todo o Estado. Somente em 2014 foram 12 mil alunos. Está presente em 32  dos 52 municípios de Rondônia, com 67 instrutores, o que é considerado ainda muito pouco, na avaliação do cabo PM Lessa. Daí a necessidade de discutir o programa no sentido de atender ainda mais e melhor, disse o cabo. O programa existe no Brasil desde 1993 e, em Rondônia, foi implantado no ano de 2000.

“Há casos dentro da própria Polícia Militar em que praças foram curados pela atuação de agentes do Proerd e agora são voluntários multiplicadores deste trabalho solidário”, afirma o Secretário Adjunto de Segurança Pública, coronel PM Adilson Bandeira durante uma das formaturas do Proerd, esse ano.  “Além de resgatar sua própria vida, depois de recuperados, eles passaram a resgatar a vida de outras pessoas que vivenciaram o mesmo problema”, conclui o secretário.

O Programa possui como material didático, o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, que auxilia aos respectivos alunos e Policiais Proerd no desenvolvimento das lições. Trata-se de uma ação conjunta entre as policiais militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Para que uma escola participe é necessário que seja firmado um convênio com algumas exigências. No caso de escola pública, se for Municipal: convênio entre Prefeitura por intermédio da Secretaria de Educação. Se a Escola for Estadual: convênio entre Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Estadual de Segurança Pública. Escolas particulares também podem desenvolver o programa por meio de um convênio entre a escola e Governo Estadual, também passando pela Secretaria de Segurança Pública.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTO ARQUIVO: SD PM SIMPLÍCIO