O encontro aconteceu na Secretaria de Segurança de Estado Defesa e Cidadania (Sesdec) e teve por objetivo a criação de normas para a formação do Gabinete de Gestão Integrada Regional onde serão articuladas ações de prevenção e repressão à criminalidade por meio de um trabalho conjunto entre as forças dos estados que fazem limites com a fronteira regional e internacional com a Bolívia.
Durante a reunião cada integrante apresentou a estrutura de suas secretarias e as ações que vem sendo desenvolvidas no policiamento, bem como a troca de informações do que obteve resultado positivo.
Nesse primeiro encontro foi definida a composição dos membros participantes, contudo, a ideia é que o grupo tenha uma presidência rotativa entre os estados com encontros a cada três meses para a deliberação das demandas.
Para o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, com a criação do gabinete, além de integrar as forças de segurança dos estados, será possível compartilhar as informações e ideias que estão dando certo nos estados integrantes.
“Rondônia possui um fronteira muito extensa com mais de 1.400 km com a Bolívia, somos uma rota do tráfico de drogas e de transporte de veículos furtados/roubados. A união dos esforços irá sem dúvidas fortalecer as ações nas fronteiras”, argumentou Reis.
Participaram da reunião o secretário adjunto de Estado de Segurança Pública do Acre, coronel Ricardo Brandão; secretário adjunto de Ações Integradas da Segurança Pública do Mato Grosso, coronel PM Joelson Sampaio; Coordenador Adjunto do Gesfron do Mato Grosso, Major Jean Klebber ; secretário adjunto de Segurança Pública de Rondônia, Coronel César Adilson Bandeira Pinheiro; Secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis e Gerente de integração da Segurança Pública (GISP), Coronel José Hélio Cysneiros Pachá.
Fonte – Sesdec
Foto: Arian Oliveira