Governador participa de assinatura de convênio entre Estado e Município

conveni

Pelo convênio firmado, a Ciatran fica responsável pela fiscalização, autuação das infrações e adoção de medidas administrativas relativas às infrações de trânsito ocorridas em Porto Velho. A parceria, no entanto, não exime a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) de suas responsabilidades.

Nazif ressaltou que em 2012, os acidentes de trânsito causaram a morte de 48 pessoas em Porto Velho. A parceria com a PM, Lei Seca e ações desencadeadas pela prefeitura, como reforço na sinalização das ruas, baixaram esse incide para 26 óbitos em 2014. “Pesquisa nacional indicava que éramos a cidade com o trânsito mais violento do Brasil, mas hoje, somos o 20º colocado e queremos chegar ao menor índice possível”, comemora o prefeito.

O prefeito avalia que a violência no trânsito “é a maior endemia no País. Com objetivo de garantir mais segurança as pessoas, a prefeitura investe na sinalização de ruas e tenta retomar o Plano de Mobilidade Urbana que foi suspenso pela justiça. Nazif também agradeceu por mais essa parceria com o estado e pelas ações já realizadas na gestão de Confúcio Moura em benefício da Capital.

“Queremos mudar a fisionomia de Porto Velho e transformá-la na sala de visitas do estado”, disse o governador ao destacar os investimentos feitos na cidade. Confúcio Moura também enalteceu as parcerias com a prefeitura e prometeu entregar junto com Nazif várias unidades habitacionais, o novo prédio do Shopping Popular (Tudo Aqui) e obras nos distritos.

O governador garante que vai deixar Porto Velho com 100% de água tratada e 60% da rede de esgoto sanitário concluída. “Quero deixar dinheiro para fazer o restante do esgoto”, enfatizou. Sobre o convênio para atuação da Ciatran na Capital, disse que a meta é reduzir ainda mais os acidentes e garantir a felicidade das pessoas pelo fato de não irem parar nos hospitais depois de um dia de trabalho.

Números

De acordo com o secretário municipal de transportes e trânsito, Carlos Guttemberg, em 2012 Porto Velho registrou 7.116 acidentes. Em 2014 o número “caiu” para 3.330 e em 2015 a prefeitura quer fechar o ano com no máximo 2.800 acidentes. “Esse convênio significa muito mais fiscalização. Ele visa a segurança dos munícipes e do trânsito. Vamos atuar onde ocorre a maioria das ocorrências”, comentou.

convenio

Comandante geral da Polícia Militar, o coronel Milton Kisner falou que o convênio firmado é oriundo da capacidade de diálogo entre prefeitura e estado. Segundo Kisner, a Ciatran nas ruas significa mais segurança para pedestres, motoristas e ciclistas. O comandante também informou que uma de suas maiores metas é investir na educação de trânsito.

Repasse

O valor do convênio a ser repassado pela prefeitura ao estado é de R$ 250 mil ao ano, divididos em duas parcelas. Os valores serão depositados no Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento da Polícia Militar de Rondônia (Fumrespom). O dinheiro servirá para custeio das ações da Ciatran e das unidades operacionais que atuarem na fiscalização do trânsito em Porto Velho.