Segundo Batalhão da PM em Ji-Paraná completa 30 anos com troca de comando jogos internos e festa de comemoração

KISNER JESUALDO

TROCA DE COMANDO

O evento teve início às 8 horas da manhã e terminou por volta das 9 horas. Mas, a manhã foi carregada de atrações como Corrida Rustica, Truco e Volei de Areia. A competição de tiro ao alvo aconteceu um dia antes, na quita (10/9). Terminada as provas, as premiações foram entregues aos primeiros colocados, em todas as modalidades, um pouco antes do almoço, servido aos convidados. As comemorações contaram ainda com a presença do prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires do Deputado Estadual Laerte Gomes (SD), coronel PM Angelo CRP II, coronel Basila, comandante do 4º BPM.

Língua Brasileira de Sinais

LINGUA DE SINAIS

Pela segunda vez numa passagem de comando em Rondônia, o deficiente auditivo teve acesso a tudo que se passou no evento. Seguindo orientação do Comando Geral, o Centro de Comunicação Social da Polícia Militar implantou o sistema com professores de libras (Língua Brasileira de Sinais). Para um grupo de 15 deficientes auditivos, o terceiro sargento PM Aristeu Garibalde interpretou para o público especial, todas as falas discursos e atos durante o evento de sexta-feira. Garibalde é formado em Letras pela Unir e pós-graduado em Língua Brasileira de Sinais, pelo Inet (Instituto de Educação e Tecnologia).

Segundo o Coronel Santos, chefe do Cento de Comunicação Social da PMRO, a corporação pretende reunir o maior número de profissionais de Libras, possível no evento, para garantir a acessibilidade de deficiente auditivos. “Este público até então não participavam dos eventos da Polícia Militar, porque mesmo que estivessem presentes não compreenderiam os atos”, disse. Com a presença de interpretes como o sargento PM Garibalde, do cabo PM Jhony e a professora Paula de Brito Martins, foi possível demonstrar aos deficientes como funciona a Polícia e os eventos organizados por ela, seja ele qual for. A primeira experiência com interpretes de Libras aconteceu na comemoração ao Dia do Soldado em 25 de Agosto. A Cecoms pretende fazer da prática uma regra.

O 2º Batalhão de Polícia Militar, sediado na cidade de Ji-Paraná, integra a Coordenadoria Regional de Policiamento II (CRP-II), que compreende, além da região de Ji-Paraná, os municípios de Jaru região; Ariquemes e região; que somam 39 localidades: 27 municípios e 12 distritos. Cada cidade tem seu comando de área, disse o coronel Ângelo, Coordenador do CRP-II. “São aproximadamente 500 pessoas vivendo a área de abrangência da coordenadoria”.

KISNER

Segundo o comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, Coronel Kisner, é de se reconhecer as dificuldades enfrentadas pelo batalhão nos dias de hoje. Kisner lembra, entretanto, que ha 30 anos atrás o comando foi construída tijolo sobre tijolo. “Na ocasião ninguém já mais imaginou onde poderíamos chegar e hoje estamos aqui comemorando esta conquista”, disse.

“Só chegamos por que as instituições militares não construídas somente de tijolos, de viaturas, de equipamentos etc. As instituições são construídas principalmente de pessoas. E pra nós é motivo de muito orgulho e muita alegria observar o empenho dos integrantes da corporação, desde o mais antigo até o mais moderno policial Militar que compõe o quadro deste comando”, enfatizou o coronel, durante discurso.

Bacharel em Segurança Pública pela UNB o tenente coronel Paradela ingressou da Polícia Militar em 24 de fevereiro de 1988. Foi declarado aspirante oficial PM em 1997. Lotado no 1º Batalhão, chefiou em 1999 o núcleo de inteligência, onde mais tarde se tornou chefe da Divisão Administrativa do 1º BPM. Em 2003 assumiu o comando da primeira Companhia de Polícia Ostensiva do 2ºBPM em Ji-Paraná, onde em 2006.

Coordenou em 2010, o Curso de Formação Básica Policial Militar, curso esse, que teve a participação de cem alunos dos quais 90 concluíram. Em 2013, passou a exercer a função de subcomandante. E, finalmente, em 2015, assume o 2º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia, no mesmo mês em que a unidade completa 30 anos.

¨¨

Texto: Valdir Alves