Polícia Militar de Rondônia

Sete de Setembro atrai grande público em comemoração ao dia da independência.

FOTO 1.PALANQUE

Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Bombeiros Militares iniciaram o desfile. Depois foi a vez dos três mil e quinhentos estudantes que representaram onze escolas estaduais. A Polícia Militar de Rondônia mobilizou 370 integrantes do efetivo para a organização do evento, exemplo que foi seguido rigorosamente pela juventude que representou escolas e demais entidades, apesar da chuva na segunda parte do evento, disse coronel Nilton Gonçalves Kisner. A presença maciça do público também foi enaltecida pelo comandante.

O colégio Tiradentes da Polícia Militar puxou o desfile, seguido do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra; Escola Estadual Maria Carmosina; Castelo Branco; Barão de Solimões; Eduardo de Lima e Silva; Daniel Neri; Escola Ulisses Guimarães; Juscelino Kubistchek; Flora Calheiros; e Escola Estadual Araújo Lima. Demais entidades também foram representadas no desfile: Grande Loja Maçônica de Rondônia; Ordem Demoley; As Filhas de Jó; Núcleo de Ação Paramaçônica Juvenil; Movimento dos Escoteiros do Estado de Rondônia; e Defesa Civil do Município de Porto Velho.

Colégio Tiradentes

FOT 3 - TIRADENTES

A disciplina é muito importante para a formação do ser humano. A ordem unida, trabalha essa disciplina e a importância do corporativismo na sua essência, tornando os alunos mais unidos hoje, para que sejam cidadãos unidos e solidários quando adultos. Esta filosofia teve a oportunidade de ser apresentada no desfile de Sete de Setembro, nesta segunda-feira, quando alunos do Colégio Tiradentes desfilaram.

FOTO.7

Segundo o monitor, cabo PM Lopes, a ordem unida parte do seguinte princípio: “quando você vai fazer um trabalho, você precisa do companheiro para lhe ajudar e você ajuda esse companheiro”. Você ajuda o outro e o outro lhe ajuda também, para que os objetivos de ambos cheguem o mais perto possível da perfeição.  No evento desta segunda, o desfile de Ordem Unida, até então conhecida somente junto ao público interno da Polícia Militar, foi apresentado às cinco mil pessoas presentes.

Patrulha Escolar

O trabalho socioeducativo realizado pelo 5º Batalhão da Polícia Militar esteve presente durante o desfile. Monitores instruíram os alunos das escolas Maria Carmosina; Ulisses Guimarães; Juscelino Kubistchek e Flora Calheiros, que participaram do desfile. O treinamento dos alunos ocorreu na sexta-feira (4) e o resultado não poderia ter sido melhor, segundo informações dos monitores.  Além das escolas que desfilaram, as ações do 5º Batalhão tem uma área de abrangência que beneficia diversas outras escolas da zona leste.

014
Para o vice-governador, Daniel Pereira, isso tem uma participação importante e decisiva nas escolas, e que desde a gestão do primeiro mandato de Confúcio Moura, vem orientando aos educadores por meio da Seduc, e monitores da Polícia Militar para que eventos como a comemoração do dia da independência retornassem à sua importância histórica. E isso aconteceu, na avaliação do o vice-governador. “Foi muito bonito e importante ver que, a população volta a ter o desfile de Sete de Setembro como um grande evento em Rondônia e no Brasil, uma vez que se trata do dia de nossa independência”.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Nilton Kisner, o desfile de Sete de Setembro, vem acrescendo nos últimos cinco anos, resultado das ações de governo implantadas por professores e diretores nas salas de aula, com um conceito de civilidade que por muitos anos perdeu força.
 
Nesse contexto, disse o coronel, o comando da Polícia Militar também está presente com as ações socioeducativas, voltadas para crianças carentes especialmente dos bairros mais afastados, a exemplo do que ocorre na zona leste com atuação efetiva do Comando da Polícia Militar, por intermédio do 5º Batalhão, em sua área de Abrangência. Afirmação semelhante fez o subcomandante geral Coronel Clairton Pereira da Silva, segundo o qual é perfeitamente visível o trabalho do governo no sentido de garantir a visibilidade que a data requer. “Aumentou muito a participação este ano e vamos trabalhar para que em 2016 seja ainda melhor”, disse o Coronel.

 O evento contou ainda com a participação do Superintendente da Sepaz, Waldo Alves – que trabalha o combate ao uso de drogas. Wilson Dias, advogado e diretor da Imprensa Oficial do Estado; Rodiney Paes, superintendente de Cultura do Estado de Rondônia; Waldemar Albuquerque, secretário executivo do gabinete do governo; além de outras autoridades militares e civis.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SD PM RAICINALUZ e SD PM GLEISSON SIMPLICIO

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *