A tradicional entrada de novos cadetes da Polícia Militar de Rondônia, pelo portão das armas do Centro de Ensino, aconteceu na manhã de hoje, 30, em Porto Velho. A entrada pelo Portão das Armas é muito mais do que um simples ato simbólico; é uma marcante transição na vida do candidato que, a partir desse momento, torna-se um Cadete PM, imerso na profunda transformação que a carreira de oficial da PMRO impõe. Os 24 futuros oficiais PM participarão do Curso de Formação de Oficiais PM, que tem previsão de 3.340 horas/aulas, a serem desenvolvidas nos próximos dois anos, exigindo dedicação exclusiva e integral.
Ao comentar sobre o Curso de Formação de Oficiais PM, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Regis Braguin, lembrou de sua inspiradora trajetória, que começou como simples soldado e culminou na posição honrosa de comandante-geral da Polícia Militar. Ao expressar seus votos, desejou a todos um caminho repleto de sucesso, fundamentado nos pilares essenciais da hierarquia, disciplina e, acima de tudo, no amor pela nobre profissão de servir e proteger a sociedade.
Ele destacou a importância da hierarquia como alicerce para o funcionamento eficaz da instituição, enfatizando que cada elo dessa cadeia é importante para o sucesso coletivo. A disciplina, segundo o comandante, é a chave para a eficiência operacional e o respeito às normas estabelecidas, garantindo a segurança e a confiança da comunidade que a polícia jurou proteger.
O governador do Estado, coronel Marcos Rocha, expressou confiança de que os novos cadetes, ao abraçarem esses princípios, contribuirão de maneira significativa para o bem-estar da comunidade e para a consolidação da instituição militar. Desejou a todos uma jornada repleta de aprendizado, crescimento e sucesso, inspirando-os a trilhar um caminho de honra e dedicação em prol da segurança e do bem comum.
CFO
O Curso de Formação de Oficiais – CFO é uma das mais rigorosas e abrangentes formações existentes na Polícia Militar de Rondônia. O Curso visa capacitar os Cadetes a assumirem, com excelência e qualidade ímpar, as responsabilidades inerentes ao cargo de Oficial PM. Os Cadetes terão disciplinas teóricas e práticas que juntas proporcionarão uma base sólida ao desenvolvimento de habilidades técnicas, físicas e intelectuais necessárias ao Oficialato.
De acordo com o tenente-coronel PM Rodrigo Arivabene, Comandante do Centro de Ensino da PM, que desejou boas-vindas a todos e compreensão dos familiares, pela ausência durante a formação, representa não apenas um treinamento técnico, mas uma profunda transformação na vida dos Cadetes e de seus familiares, pois preparar líderes com integridade, ética e excelência, desempenhando um papel fundamental na promoção da segurança e ordem pública em Rondônia.
Início
No dia 15 de janeiro de 2024, iniciou-se esta atividade, com a recepção e matrícula dos candidatos. Na primeira fase, a de adaptação, os Cadetes passaram a assimilar os elementos distintivos da vida militar, compreender responsabilidades éticas e desenvolver atitudes e comportamentos alinhados aos padrões da Polícia Militar. A formação abrange ainda estágios práticos e atividades que simulam situações reais enfrentadas no serviço policial.
Fotos: Soldado PM José
Texto: Lenilson Guedes
Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia