O Batalhão de Polícia Ambiental, da Polícia Militar de Rondônia divulgou recentemente os resultados de sua produtividade no ano de 2023. Os policiais ambientais se empenharam ao máximo para alcançar esses resultados altamente significativos. Ao todo, foram 2.199 atendimentos e 758 Termos Circunstanciados de Ocorrências. O Batalhão aplicou R$ 486 milhões em multas e 1.860 Autos de Infração Ambiental. Além disso, 49 mil hectares foram embargados e R$ 559 milhões de prejuízo ao crime foram registrados.
Entre prisões e apreensões, o Batalhão de Polícia Ambiental também realizou 1.015 prisões de infratores, apreendeu 16 mil metros cúbicos de madeira, 116 motosserras, 1.200kg de minérios, 17 dragas, oito toneladas de pescado, 42 embarcações, 131 aparelhos sonoros, 170kg de drogas, 94 armas de fogo e 289 veículos.
Além disso, o Batalhão de Polícia Ambiental alcançou 5.285 pessoas através de palestras e 56 pessoas através de cursos. Eles também atenderam 61 escolas e 11 empresas. O Batalhão produziu 43.685 mudas e distribuiu 35.260. Foram reflorestados 430 mil hectares de áreas.
O governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o trabalho do Batalhão de Polícia Ambiental e a importância da unidade para a preservação do meio ambiente. “O Batalhão de Polícia Ambiental é uma unidade especializada da Polícia Militar do Estado de Rondônia que tem o objetivo de proteger o meio ambiente em todo o Estado. Ele é uma parte vital da comunidade e merece nosso respeito e gratidão”.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Wellington Braguin Silvério, disse que o Batalhão tem sido um exemplo de unidade entre os estados da Federação, pelos resultados que tem colhido no combate a ilícitos ambientais e pontuou que o Batalhão tem um papel muito importante na defesa do meio ambiente no Estado, o que, segundo ele, tem sido possível diante de um Governo que não mede esforços para avançar na segurança.
Esses resultados são um testemunho do compromisso do BPA em proteger o meio ambiente. O Batalhão é importante para a preservação do meio ambiente e para a manutenção da ordem pública. Os policiais militares são os responsáveis por garantir que as leis ambientais sejam cumpridas e que o meio ambiente seja protegido para as gerações futuras. O Batalhão de Polícia Ambiental é uma unidade especializada da Polícia Militar do Estado de Rondônia que tem o objetivo de proteger o meio ambiente em todo o Estado. O Batalhão é uma parte vital da comunidade e merecem nosso respeito e gratidão.
Fonte: Seção de Comunicação Social e Informática – P5/BPA