O Programa possui como material didático, o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais Proerd no desenvolvimento das lições. Trata-se de uma ação conjunta entre os policiais militares, as escolas e as famílias, no sentido de prevenir o uso/abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
O Proerd para pais ou responsáveis dos alunos, que já existe em outras unidades da federação, foi implantado este ano em Rondônia e a entrega dos primeiros certificados ocorreram nesta quarta-feira (12) no teatro Banzeiros em clima de descontração. O Programa é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula de sua escola.
“É o que esperamos desta primeira turma de pais que recebem seus certificados”, disse o comandante geral da PM coronel Nilton Kisner. Segundo ele, “a Polícia Militar é preventiva e precisa assumir cada vez mais este papel”. Nossas ações são para que o crime não aconteça. Que nossas crianças não usem drogas, não sejam cooptadas para o submundo do crime, disse o coronel. Cada ação nossa nesse sentido, nos leva aos resultados pretendidos exatamente por causa do empenho e eficácia do trabalho de cada um, ressaltou.
O deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB/RO) informou aos presentes que, para o ano de 2016 está previsto a proposição e liberação de R$ 4 milhões em emendas parlamentares individuais. O deputado se comprometeu a destinar parte desse valor ao programa, até pela sua eficácia no combate as drogas e seus efeitos.
REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SOLDADO PM GLEISON SIMPLÍCIO