Na última sexta-feira, dia 22, o 4° Batalhão da Polícia Militar, em parceria com Policiais Penais do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE) e a Central de Monitoramento de Apenados de Cacoal, desencadeou uma operação conjunta na cidade. A iniciativa visava fiscalizar os reeducandos que obtiveram autorização para a saída temporária de fim de ano da Casa de Detenção.
A ação, sob a coordenação do tenente-coronel PM Teixeira e com a colaboração do diretor da Casa de Detenção de Cacoal, Gilberto Santos de Andrade, mobilizou um contingente composto por 22 policiais militares e 15 policiais penais. O início da operação se deu às 19 horas, com uma breve reunião, seguida pela atuação das equipes nas ruas da cidade, desempenhando suas funções de fiscalização e abordagem policial.
No decorrer da fiscalização, constatou-se que dois apenados não estavam nos endereços previamente informados à central de monitoramento. Após diligências, um deles foi localizado por uma guarnição da Operação nas proximidades da avenida Rio de Janeiro, enquanto o segundo foi abordado pela equipe do GAPE. Ambos foram conduzidos imediatamente à Casa de Detenção de Cacoal e permaneceram sob custódia.
Prosseguindo com a missão, foram realizadas abordagens em pontos estratégicos da área urbana e rural. Estabelecimentos comerciais, veículos e pessoas foram alvo, resultando na detenção de um indivíduo com mandado de prisão em aberto e outro portando um simulacro, ambos abordados nas proximidades da Rodoviária.
Após as fiscalizações nas residências dos apenados e as abordagens policiais, todas as equipes deslocaram-se à Delegacia de Polícia Civil, encerrando com êxito a operação conjunta envolvendo GAPE, Polícia Militar e Central de Monitoramento.