Na véspera de natal, uma bebê de apenas sete dias foi salva por policiais militares do 7º Batalhão da Polícia Militar após se engasgar com o leite materno na manhã de domingo, 24, na cidade de Ariquemes.
A Central de Operação (C. O.) ao tomar conhecimento que havia uma criança recém-nascida engasgada, acionou via rede rádio, a guarnição que estava mais próxima a residência, localizada no bairro Setor 06, e simultaneamente passava orientações para que os familiares se mantivessem calmos e tentassem realizar a manobra ideal para salvar a criança.
Os policiais militares da primeira guarnição ao chegar à residência, visualizaram a bebê nos braços de um familiar, ela estava inconsciente, com a respiração bem fraca e já com o rosto na coloração roxa. De imediato foi realizada a manobra Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada para desengasgo.
Durante o deslocamento para o hospital, no meio do trajeto foi encontrada uma ambulância do Samu, aonde a criança foi entregue ao médico para que realizasse os procedimentos necessários, minutos depois ele informou a equipe policial que a recém-nascida estava estável e que os procedimentos realizados pela guarnição foram essenciais para o salvamento dela.
Em seguida a recém-nascida foi encaminhada ao hospital, onde ficou em observação, e ainda neste mesmo dia ela recebeu alta médica e foi para casa.
Texto: P-5 do 7º BPM / PVSA Letícia
Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência