O Governo de Rondônia por meio da Coordenadoria de Atividades Sociais (CAS) da Polícia Militar realizou nesta segunda-feira (18), no ginásio Cláudio Coutinho, a solenidade de formatura dos alunos da Polícia Militar Mirim (PMM) de Porto Velho.
O projeto visa aproximar os alunos à corporação militar, desenvolvendo atividades intelectuais e físicas pautadas na hierarquia e disciplina, o que reflete também no convívio social, resgatando o civismo e afastando das ações criminosas.
O curso ocorre em horários diferentes das aulas escolares e teve duração de um ano. 210 policiais militares mirins foram formados, destes, 47 receberam a promoção à graduação de cabo.
Promoção
Para alcançar a formação de cabos, os alunos participaram de um processo seletivo com provas escritas, teste de aptidão física, ordem unida, bem como a soma de notas dos boletins das escolas que estudam, chegando na classificação.
O Coordenador de Atividades Sociais (CAS), tenente-coronel Cícero Rodrigues da Silva, destaca a importância do projeto Polícia Militar Mirim na formação das crianças e jovens. “É um projeto que visa promover a inserção de adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, trazendo o fortalecimento dos laços familiares e escolares, o que refletirá na formação de um cidadão respeitável”, disse o coordenador do projeto.
Rafaela Rodrigues, mãe da formanda Evelyn dos Santos, disse que o projeto mudou o comportamento da filha dentro do seio familiar. ” Minha filha era muito rebelde não tinha limites, não obedecia, mas dentro do projeto eu pude ver mudanças significativas, hoje a Evelyn é mais responsável com os afazeres de casa e tem mudado o seu tratamento conosco. Fico muito feliz em ver que o projeto é capaz de transformar os jovens e, bom seria se todos tivessem essa oportunidade”, enfatizou Rafaela.
Na ocasião, policias militares e parceiros envolvidos no projeto foram agraciados com a Medalha do Mérito Forte Príncipe da Beira pela dedicação e disponibilidade em forma cidadãos mais comprometidos com o social.
Texto: Sargento PM Arian
Fotos: Cabo PM Edixon