“Quebrar um pouco a rotina de uma sala de aula, em muitos casos, burocráticas, mesmo sendo aula de música, foi o que levou o comando da Policia Militar de Rondônia a promover um dia de recreação para 42 crianças que estudam na Escola de Musica Dó Ré Militar aqui no Batalhão”, disse o tenente coronel PM Frederico Correia de Oliveira, comandante do 1º BPM.
Juntamente com alguns pais que também puderam participar, as crianças conheceram equipamentos de uso diário da corporação, receberam instrução da forma em que podem ser utilizados esses equipamentos, passearam por vários pontos da cidade no ônibus da Polícia Militar e conheceram o funcionamento das viaturas.
“Atividade como esta, potencializam o conceito de Polícia Comunitária que o comando imprime. O objetivo é mostrar que por trás de todo um aparato militar existem seres humanos prontos para defender o cidadão, no dia a dia”, ressaltou tenente-coronel Frederico.
Segundo o comandante, faz com que as crianças cresçam com visão de um novo conceito Polícia Militar, como uma instituição defensora da comunidade. “Obviamente que, aquele que viver fora da lei terá contra si a ação efetiva da polícia, a bem da maioria da população”, disse o comandante do 1º BPM.
Por outro lado, ele argumenta que a sensação de segurança que cabe à Polícia garantir, precisa levar em consideração o grau de confiança que a comunidade tem na polícia. A população precisa ver em um policial militar, uma pessoa que possa defendê-la quando necessário.
Doriane Bentes é mãe de uma aluna da escola. Moradora do Bairro Quatro de Janeiro, ela esteve no batalhão com a filha Louise Rodrigues de oito anos. Doriane fez questão de frisar que este dia de recreação em um batalhão da Polícia Militar é um dia que sua filha jamais esquecerá.
“A Louise ficou maravilhada e encantada com tudo que observou ao tomar conhecimento de como tudo funciona aqui na Polícia Militar”, disse a mãe. Outra informação importante sobre a filha é sobre as notas em sala de aula. A estudante do 2º ano no colégio Santa Marcelina passou a se interessar mais pelas aulas, levantar mais cedo, tudo isso motivado pelo fato de estar estudando música, disse orgulhosa, a mãe.
Caroline Nogueira é mãe da estudante de música Ranny Vitória de nove anos e estuda o 4º ano. Caroline disse que a visita à unidade da Polícia Militar veio em boa hora. “Gostei muito da ideia, porque AS notas de minha filha na escola melhoraram muito depois que ela ingressou na escola de música, há dois meses. “Esta integração com o comando da PM faz com que aumentasse a motivação e o interesse por outras atividades pertinentes relacionadas a idade dela”, disse.