Aconteceu no último sábado, 25, no município de Vilhena, um evento social voltado a atender mulheres em maior situação de vulnerabilidade, que foram vítimas de violência no âmbito familiar.
O evento surgiu da parceria entre Policiais Militares que integram a equipe da “Patrulha Maria da Penha” e a segunda turma do curso de Psicologia da Faculdade Uninassau, que entenderam a necessidade de oferecer um atendimento especializado e voltado para o tratamento emocional destas mulheres.
O tema, ministrado pela psicóloga e professora Mayra Barcelos, foi voltado para questões que envolvem o resgaste da autoestima dessas mulheres que passarem por situações traumáticas provocada pela violência sofrida. Em uma “roda de conversas”, as mulheres que participaram de forma voluntária, puderam compartilhar de seus sofrimentos e, em meio às lágrimas, receberam orientações da psicóloga para poderem superar as dificuldades vivenciadas, sendo esse um momento muito importante do evento por ter caráter de terapia em grupo, “poder falar também é algo terapêutico”, afirma a psicóloga.
Além do momento terapêutico, as mulheres participaram de sorteios de vários brindes, se confraternizaram com policiais e acadêmicos por meio de um delicioso café da tarde oferecido a elas, além de receberam cestas de mantimentos.
Ao final, algumas mulheres relataram o quanto foi importante receber as instruções de uma psicóloga para trabalharem o resgaste da autoestima.
A ação teve um caráter embrionário, pois a ideia é dar continuidade a esse tipo de intervenção para que mais mulheres possam ser comtempladas com essa atividade.
Fonte – Seção de Comunicação social do 3ºBPM
1 comentário em “Vilhena – 3º BPM e acadêmicos de Psicologia realizam atividade social para vítimas de violência doméstica.”
Bom trabalho Deus abençoe que esse trabalho lindo possa ter continuidade