Polícia Militar de Rondônia

Polícia Militar faz evento épico para comemorar os 48 anos de existência

A Polícia Militar de Rondônia realizou no domingo, 26, com início às 17 horas, no espaço alternativo, em Porto Velho, solenidade em comemoração dos 48 anos de criação da Instituição. No evento, constou a entrega da mais alta comenda da PM, a Medalha do Mérito Forte do Príncipe da Beira, troféu ao Batalhão campeão das Olimpíadas internas e placas de agradecimento a parceiros que contribuíram com o desenvolvimento e atuação da Polícia Militar, bem como o evento, foi apresentada ao público uma simulação de atendimento à ocorrência de artefato explosivo encontrado por um cidadão que caminhava pela avenida. O evento contou com um público aproximado de oito mil pessoas e as presenças de autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário.

Durante a semana, foram várias as atividades, iniciando com a apresentação da Banda de Música no Shopping de Porto Velho, olimpíadas internas, almoço com a tropa de serviço nas dependências do Quartel do Comando-Geral e a formatura no espaço alternativo. Realizada por meio do Comando Regional de Policiamento I, CRP I, de 20 a 24 deste mês, tendo por vencedor das olimpíadas em comemoração aos 48 anos da PM, o 5º Batalhão da Polícia Militar, Batalhão Belmont. “Sei que foram dias corridos em que o momento em família teve que ser suprimido para que hoje pudéssemos estar aqui, curtindo essa grande festa, por isso quero agradecer aos trabalhos coordenados pela Diretoria de Comunicação Social da PMRO para a execução de um evento dessa magnitude”, disse o coronel PM Braguin.

Secretário da Segurança, coronel PM Vital, representou o governador Marcos Rocha

Representando o governador, coronel PM Marcos Rocha, o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel BM Felipe Vital, fez uma retrospectiva relacionada ao que era a Polícia Militar, anos atrás, em termos de pessoal, equipamentos, armamentos e ferramentas tecnológicas: “uma realidade, se olharmos para anos anteriores. Tudo isso, por termos um governador com um olhar especial, não só com a Polícia Militar, mas com a saúde, educação e demais setores sociais de nosso Estado”, disse ele.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, em sua fala disse que: “me sinto feliz e emocionado por esta comemoração. Agradeço a todos aqueles homenageados com a Medalha Mérito Forte do Príncipe da Beira que é concedida a militares e civis que prestaram relevantes serviços à Corporação de nosso Estado, sendo ela, a mais alta comenda da Instituição. E que esse reconhecimento seja um fator motivador para continuarem neste mister”.

O comandante-geral agradeceu o apoio do governador do Estado, coronel Marcos Rocha e do secretário da Sesdec, coronel BM Vital, pelos investimentos em aprimoramento da topa, parque tecnológico, segurança rural, entre outros.

Coronel PM Braguin, comandante-geral da PMRO

Seguindo determinações do governador, Marcos Rocha, de ter um comando junto à tropa, o coronel Braguin disse estar rompendo paradigmas, e com isso, fortalecendo ações com a tropa altamente profissional no atendimento à população e à sociedade rondoniense, que é diferenciada e próspera. Deixamos nossas casas para proteger famílias. Este é o nosso legado. 

Atendimentos

O coronel PM Braguin falou sobre a produtividade da Polícia Militar, de janeiro a novembro de 2023. E, segundo ele, foram  195 mil registros realizados, dois mil veículos recuperados, cerca de 1.100 pessoas presas por tráfico de drogas, 18 mil pessoas presas em flagrante delito, realizadas cerca de 50 mil abordagens, 44 mil lavraturas de ocorrências, mais de 1.500 boletins de acidentes de trânsito registrados, confeccionados 3.800 Termos Circunstanciados, ou seja, produtividade feita com muito empenho pelo policial militar. “Um policial que retrata o que é o cidadão rondoniense, um policial dedicado, abnegado, gosta do trabalho honesto e assim reflete em proteção e combate ao crime, preservar a ordem e cumprir a lei, esta é nossa missão. Estamos orgulhosos pelos números que apresentamos à sociedade, convictos de que o caminho está certo, e a política de governo adotada pelo governador do Estado é o caminho certo, desde a Secretaria ao policial mais moderno.”

Momento em que o BOPE é acionado para atender a ocorrência de possível artefato explosivo

Início

A Polícia Militar de Rondônia foi criada em 26 de novembro de 1975, após a extinção da Guarda Territorial. E neste ano, completou 48 anos servindo e protegendo a sociedade rondoniense. Desde o Território Federal de Rondônia, tem por finalidade executar, com exclusividade, o policiamento preventivo e ostensivo, assegurar a manutenção da ordem, o cumprimento da Lei e o exercício dos poderes constituídos no âmbito do hoje Estado de Rondônia. Com um efetivo atual de 5.000 policiais militares se faz presente em todos os 52  municípios e em  87 localidades, distribuídos nas diversas Unidades Operacionais e Administrativas.

Viatura utilizada no início da PMRO

Tendo como Comandante-Geral, coronel PM Braguin, o qual tem como metas de seu comando, o uso da tecnologia como ferramenta auxiliar na atuação policial-militar, a melhoria da eficiência operacional, a integração entre a polícia e a comunidade, e a valorização profissional dos integrantes da Corporação, oferecendo cada vez melhores serviços de Segurança Pública. composta por 11 Batalhões e três Companhias, NOA – Núcleo de Operações Aéreas e diversos outros tipos de policiamento para bem servir e proteger a você, cidadão de Rondônia.

Confira galeria de fotos no link abaixo:

2023 11 26 – Aniversário de 48 anos da PMRO

Fotos: Cabo Edixon, cabo Jordan, soldados Freitas e José

Texto: Lenilson Guedes

Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *