De acordo com o parlamentar, o projeto surgiu da necessidade de expandir na região um modelo do Proerd, mas que abrangesse diversas modalidades de ações sociais nas escolas e sociedade em geral, assim como, pela necessidade de reativar a Guarda Mirim da cidade.
O deputado destacou que a Polícia Mirim tem por objetivo contribuir na formação de cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades perante a sociedade.
Segundo Boabaid, dentro do programa o educando aprende desde cedo o espírito de cidadania na prática efetiva nas escolas, em eventos, praças e logradouros públicos.
As crianças e adolescentes da Polícia Mirim também adquirem noções de respeito ao meio ambiente, ao bem público, à pessoa idosa, à pessoa com deficiência, aos valores humanos e também consciência quanto às consequências danosas causadas por ações delituosas.
Integram ainda como membros da diretoria da Polícia Mirim a serem homenageados com o voto de louvor os policiais militares cabo Ademir do Vale Oliveira, a soldado Fabiana Pereira da Silva, os instrutores, cabo Silvania Estevão da Silva, soldados Mariana Alexsandra Katsuragi e Cezar Augusto de Lima, além de outros profissionais de outras áreas de atuação.