Polícia Militar de Rondônia

A inteligência e a estratégia política nas instituições. Um relato de superação e sucesso

Chefe da Casa Civil do governo de Rondônia, Junior Gonçalves

Convidado para realizar uma palestra a integrantes da Polícia Militar de Rondônia, com o tema: A inteligência e a estratégia política nas instituições, o chefe da Casa Civil do governo do Estado de Rondônia, José Gonçalves da Silva Júnior, fez um relato de superação e sucesso desde que seus pais vieram para Rondônia visando “vencer e melhorar as condições de vida em que viviam na terra natal, o Paraná”. O evento ocorreu hoje, 21, no auditório do Conselho Regional de Medicina, em Porto Velho e faz parte das comemorações dos 48 anos de criação da Polícia Militar.

Júnior Gonçalves fez um relato traçando desde a infância com seus pais, com parcos recursos financeiros e em que muitas vezes o trabalho forçado superava as adversidades da vida, alcançou o objetivo na construção de vários estabelecimentos comerciais, supermercados, nos principais municípios rondonienses. Ele, com 22 anos, já possuía sua própria rede de empresas, seguindo diversos negócios que o levaram a se evidenciar como um dos maiores empresários do Estado.

Sobre o tema da palestra, o chefe da Casa Civil, disse que é fundamental ter uma equipe de trabalho em que todos participem das estratégias, planejamentos e a execução de ações políticas para alcançar determinados resultados. Ela requer a definição de metas claras, a identificação de recursos disponíveis e a elaboração de planos de ação detalhados. A estratégia política permite que as instituições se posicionem para antecipar os desafios e aproveitar as oportunidades para alcançar seus objetivos

Aos desafios que se seguiram a partir do convite do governador coronel Marco Rocha, para primeiro ser o Gestor dos Gastos Públicos, fazendo com que o Estado economizasse com o corte de despesas desnecessárias. Em pouco tempo foi designado para a chefia da Casa Civil, onde obteve maiores conhecimentos da função, com aprendizado no processo de tomada de decisões relacionadas ao exercício do poder e à governança. O diálogo com os demais poderes foi fundamental para a harmonia existente hoje no Estado e quem sai ganhando é a sociedade.

“É importante que a política e a gestão estejam alinhadas, pois a política fornece a visão e os objetivos estratégicos, enquanto a gestão traduz esses objetivos em ações concretas. Uma boa gestão requer habilidades de liderança, capacidade de tomar decisões, gerenciamento de recursos e avaliação de resultados”.  

O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin, agradeceu os conhecimentos e estratégias repassadas pelo palestrante para uma gestão eficiente e eficaz nas esferas de governo, e a Polícia Militar, que vem desde seus primórdios colocando em prática suas funções constitucionais, agrega ainda mais estratégias de gestão para continuar sempre na melhoria no atendimento a população do Estado.

Coronel PM Braguin, comandante-geral da PM, secretário Júnior Gonçalves, coronel PM Glauber Souto, subcomandante geral e o coronel Garibaldi, chefe do Estado-Maior da Polícia Militar

Ao final, o chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, foi agraciado com uma placa e a Moeda comemorativa da Polícia Militar, como forma de materializar o momento e aos gradecimentos pela palestra proferida.

A Secretária adjunta da Casa Civil, Gisele da Silva Santos, a diretora de Gestão de Municípios, Priscila Felipe Pereira e o diretor Executivo, Paulo Roberto, Foram agraciados com a Moeda Comemorativa da Polícia Militar. 

Fotos: Cabo PM Jordan

Texto:  Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *