Na manhã de terça-feira, 15, a Polícia Militar do Estado de Rondônia após receber denúncia de um possível arsenal de fabricação de armas caseiras na zona rural da cidade de Ariquemes, próximo a um bar localizado no KM 50, RO 257, prendeu três suspeitos por posse ilegal de arma de fogo. Quatro armas do tipo espingardas foram apreendidas.
Com base nas informações a guarnição deslocou-se até o local, e ao chegarem entraram em contato com o proprietário , este autorizou a entrada dos militares para fazerem uma averiguação na residência. Durante a varredura, foram localizadas duas espingardas: uma calibre 16 e uma calibre 32 no quarto do homem, seis munições calibre 16 e quatro munições calibre 32, um tubo de plástico contendo 10 capas de espoletas, um metal para recarregar as munições, 19 chumbeiras e quatro rádios portáteis.
Diante da situação o proprietário informou que não possui qualquer registro de arma de fogo e alegou ter comprado de outras pessoas, mesmo sabendo da irregularidade das armas. Ele também relatou que alguns moradores próximos a suas residências estariam trabalhando em uma área de mata próxima e que estariam portando armas de fogo.
Mais armas
Os policiais militares continuaram com as diligências e entraram na mata. No meio do percurso, pouco mais de 01 km, foram encontradas mais duas pessoas, e próximo a elas, escorada em uma árvore, foi encontrada uma espingarda calibre 32, sem numeração e sem marca/modelo, e próximo a arma, havia uma sacola plástica contendo duas munições recarregadas, sete capsulas plásticas e duas cápsulas de metal. Ao serem indagados sobre a arma, um deles afirmou ser o dono.
Questionado sobre onde estavam acampados, informaram que estavam em barracas de camping, protegidas por um abrigo de palha, por onde a guarnição havia passado durante o trajeto. Perguntado sobre outras armas, o outro homem informou que estava com outra espingarda no interior da sua barraca.
Feita uma averiguação no local do acampamento vindo a encontrar uma espingarda calibre 32, de cano curto, sem numeração e sem marca/modelo, com uma munição intacta na câmera. Diante dos fatos os suspeitos foram conduzidos a Unisp para as devidas providências.
Texto: P-5 do 7º BPM / PVSA Letícia
Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência