De acordo com o diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel PM Clairton Pereira, o Estágio é baseado nos ensinamentos das lições do Curso de “Asistente de Primeros Auxílios Avanzados (APAA- sigla em Espanhol)”. O primeiro grupo experimental foi formado em Miami em março de 1995, sendo bem sucedido. O segundo curso experimental ocorreu em Honduras, com a reformulação do sistema de avaliação e em outubro de 1995 se chamou Curso APAA.
Assim 170 instrutores foram formados em 15 países latino-americanos para disseminarem em suas nações os conhecimentos, conforme o interesse de cada país.
No Brasil, os contatos iniciais foram feitos ainda em 1996, através da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que em seguida firmou parceria com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (CBPMSC) e da Associação Brasileira de Acidentes e Medicina de Tráfego (ABRAMET) e ambas iniciaram os estudos e treinamentos.
Rondônia
Com este Estágio, segundo o coordenador/instrutor tenente PM Marcelo Victor Duarte, 53 novos socorristas foram formados na Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Com ele participaram da equipe de Instrutores o subtenente BMSC Jairo Demezio da Costa, Instrutor do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina, Elizabeth Machado Paulo, tenente coronel BM Roberto Elói de Souza, instrutor do CBMRO e tenente BM Clíviton Rodrigo Reis, monitor do CBMRO. A carga horária com aulas teóricas e práticas, foi de 60 horas. Demonstração à sociedade em oficinas práticas, três horas e com Estágio Supervisionado de 6 a 12 horas com Unidades de Resgate dos Bombeiros.
{gallery}cfo_socorro{/gallery}
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Nome*
E-mail*
Website
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.