A Polícia Militar de Rondônia comemorou na última sexta-feira (3) o aniversário de 38 anos de atividades do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) em Ji-Paraná. O Batalhão Tiradentes, como a Unidade é conhecida, fez uma uma linda festa, digna da grande trajetória de lutas, esforço e vitórias conquistadas ao longo de quase quatro décadas de serviços prestados ao povo rondoniense.
O evento foi presidido pelo Comandante-Geral, coronel PM Braguin, que foi acompanhado pelo Comandante do Comando Regional de Policiamento II (CRP II), coronel PM frota, e também pelo Comandante da Unidade, tenente-coronel Barros, além de vários parceiros, militares veteranos, autoridades civis, parlamentares e representantes do poder judiciário.
Na ocasião, foram concedidas homenagens aos policiais militares que se destacaram durante o ano de 2023 no serviço operacional e administrativo, com a entrega das Medalhas Mérito Batalhão Tiradentes, Mérito de Trânsito da Polícia Militar de Rondônia / BPTRAN e Mérito Justiça e Disciplina da Corregedoria-Geral da PMRO.
Além dos combatentes, várias autoridades convidadas também foram homenageadas e agraciadas com a entrega de medalhas e o Diploma Amigo do Batalhão Tiradentes, sendo uma forma de valorizar e reconhecer o esforço dos parceiros da Corporação no município, além de demonstrar apreço e fortalecer os laços de amizade com a comunidade local.
O atual Comandante do batalhão, tenente-coronel Barros, fez um grande elogio coletivo à tropa e destacou a importância de cada policial para que o serviço da PM seja executado da melhor forma possível, agradecendo ao efetivo de forma enfática ao citar as missões e tarefas concluídas durante o ano. Emocionado, aproveitou a oportunidade para externar o sentimento de dever cumprido.
“Tenho orgulho de estar aqui com homens e mulheres que são comprometidos com o serviço e não medem esforços para serem os melhores profissionais, no melhor batalhão do mundo. Perseveramos e lutamos todos os dias para que possamos alcançar a excelência para servir e proteger”, citou.
De forma eloquente e vibrante, o Comandante-Geral também se dirigiu à tropa e aos convidados em tom de agradecimento e reiterou o compromisso de trabalhar incansavelmente para elevar o nome da PMRO através de resultados positivos, combatendo arduamente o crime e buscando incessantemente as melhorias almejadas por todos.
“Nossa missão é árdua, mas temos uma tropa firme, forte e corajosa, que não treme frente ao perigo. Eu vou lutar para que nossa missão seja cumprida, mesmo com o risco da própria vida. Não há outra forma de conseguirmos nossos objetivos, senão pelo trabalho sério, ético e pautado na legalidade, como é o padrão da nossa tropa. Hoje comemoramos o aniversário de um grande batalhão da Polícia Militar, motivo de alegria “, declarou.
Por fim, a tropa fez o tradicional desfile militar, em seguida um jantar especial foi oferecido aos militares, familiares e convidados
Breve histórico do 2º BPM – Batalhão Tiradentes
O 2º BPM foi criado através do Decreto-Lei nº 2.667 de 10 de maio de 1985, publicado no Diário Oficial do Estado nº 821 de 15 de maio de 1985, pelo então Governador do Estado, Coronel do Exército Jorge Teixeira de Oliveira. Inicialmente, sob o comando do então capitão PM João Marcos de Araújo Braga, instalou-se em um prédio provisório situado na Rua Soldado da Borracha nº 154/S2, Bairro Urupá.
Começou a exercer as atividades de Polícia Militar na rua Elias Cardoso Balau, 1010, no Bairro Jardim Aurélio Bernardi, com a designação de 2º Batalhão de Polícia Militar no dia 14 de setembro de 1985, no prédio onde atualmente está instalado o Comando Regional de Policiamento II. Após a construção de um novo pavilhão, em março de 1990, o 2º BPM foi transferido definitivamente para as suas atuais instalações.
No dia 03 de maio de 1994, o Comandante-Geral da PMRO à época, através da Portaria nº 021/SS/LEG/PM-1, concedeu ao 2º BPM a denominação histórica de Batalhão Tiradentes, compondo a galeria de ex-comandantes os seguintes oficiais PM: tenente-coronel Jorge Honorato, tenente-coronel Ronaldo de Souza Cardoso, major Evaristo de Oliveira Mendes, tenente-coronel Fernando Luiz Brum Prettez, tenente-coronel Walter da Silva, tenente-coronel Sérgio Jacinto da Silva, tenente-coronel Walter Arnaldo Pereira Leitão, tenente-coronel Márcio Angelo Pinto, major Paulo Benevenute Tupan, tenente-coronel José Maria de Vanconcelos Filho, tenente-coronel Plínio Sérgio Cavalcanti, coronel Osiel Basílio Paradela, tenente-coronel João Severino Sena Neto e tenente-coronel Yuri Frota Ribeiro Sales.
Atualmente o 2º BPM é comandado pelo tenente-coronel PM Eber Milton Barros de Oliveira, e conta com um efetivo total de 457 policiais militares, distribuídos de forma escalonada em três companhias, tendo a responsabilidade de executar o policiamento ostensivo em 13 localidades no Estado de Rondônia, sendo oito municípios e cinco distritos.
Confira a galeria de fotos:
Fonte: Diretoria de Comunicação Social da PMRO (DCOMS)
Texto: soldado PM Freitas Júnior
Fotos: 2º sargento PM Soares e soldado PM Freitas Júnior.