A Polícia Militar de Rondônia, por meio da Diretoria de Serviço Social, têm realizado diversas atividades relacionadas ao “Uso abusivo de álcool e outras drogas”, visando a prevenção, detecção precoce e enfrentamento aos problemas relacionados ao uso de substâncias químicas.
A palestrante, major PM Psicóloga Tomazi, pontuou: formas de percepção do uso abusivo de álcool e outras substâncias; a importância do olhar desprovido de preconceitos para facilitar o reconhecimento do uso desmedido destas substâncias e incentivo para busca de auxílio e desmistificou a intervenção do profissional de psicologia e psiquiatria em tais casos.
Diversas vezes, o uso de álcool e outras substâncias é iniciado como forma de manejar o estado emocional negativo e situações de estresse, gerando piora na qualidade de vida e nas relações interpessoais. Desta forma, quanto antes se perceber o papel e a relação com o consumo de álcool, maiores serão as possibilidades de evitar um quadro de dependência e maior risco.
Já foram realizadas 10 palestras, desde setembro, em diversas unidades administrativas e operacionais da PMRO e a intenção é estendê-las a todas as unidades da capital. 160 policiais militares já participaram, sendo das seguintes, unidades: Coordenaria de Pessoal, Ajudância Geral, 1°, 5° e 9° Batalhões e BPChoque.
Onde procurar ajuda na PMRO?
-Diretoria de Serviço Social – Rua Dom Pedro II, 292
– Atendimentos com profissionais de psicologia, serviço social e psiquiatria: os agendamentos podem ser realizados pelo WhattsApp (69) 98482-7137 ou presencialmente, de segunda à sexta-feira das 7h30 às 13h30.
– Grupo Sereno: grupo de ajuda mútua com funcionamento similar ao Alcoólicos Anônimos, voltado para os servidores da segurança pública com encontros na DISS, todas às quartas feiras das 8h30 às 9h30. Não é necessário agendamento prévio.
Onde procurar ajuda na rede Estadual?
– Em Porto Velho: Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD) – Av. Guaporé, 3929 – Flodoaldo Pontes Pinto.
Se precisar, não hesite, peça auxílio!
Fonte: Aluno sargento PM Pacheco