Na manhã desta segunda-feira (23), o Governo de Rondônia por meio da Polícia Militar realiza a II fase da “Operação Sufocare” que visa o combate ao crime organizado e as demais práticas de furto e roubo, com foco nos condomínios sociais da capital.
“Não iremos dar espaço a criminalidade, serão sufocados, pois temos uma tropa treinada e dedicada. Por determinação do governador, coronel Marcos Rocha, iremos intensificar as operações que tem um poder de resposta rápida ao crime organizado”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Regis Braguin, na preleção à tropa.
O Comandante Regional de Policiamento (CRP-I), tenente-coronel PM Amorim, reforçou que a operação vai sufocar o crime, que, segundo ele, não tem espaço para ser organizado. “Além de repreender o crime de furto e roubo na região, iremos capturar foragidos da justiça, combater a comercialização de entorpecentes, mantendo a ordem nos condomínios sociais”, explicou.
A primeira fase da Operação Sufocare, ocorrida em setembro, apresentou resultados positivos – houve uma redução de 14% de roubos e furtos, na capital, aumento de 50% no número de armas de fogo apreendidas, diminuição de 11% em furtos, aumento de 23% em apreensão de drogas, aumento de 41% de prisões de foragidos.
Participam da operação 43 policiais das especializadas – Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Grupo Tático em Ações Motociclísticas (GTAM), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) e Batalhões da capital.
TEXTO: SGT Arian
FOTOS: CB Jordan