Hoje, quinta-feira (19), oficiais e comandantes de companhias e seções do 4° BPM participaram de uma palestra sobre Estratégias de Prevenção e Repressão aos Crimes Violentos contra o Patrimônio. O objetivo visa estabelecer uma rede de proteção contra os crimes conhecidos como “novo cangaço” e “domínio de cidades”.
A palestra foi conduzida pelo subcomandante do 4° BPM, capitão PM Nobre, que juntamente com alguns policiais da unidade, participou de Seminário de Segurança Pública em Porto Velho, focado no Plano de Defesa da cidade em resposta aos crimes violentos contra o patrimônio.
Esse evento marcou o pontapé inicial para a elaboração do Plano de Defesa das cidades pertencentes ao 4° Batalhão. A ideia central é que cada município tenha um plano de defesa correspondente ao seu território de jurisdição, facilitando a preparação e treinamento dos policiais militares no enfrentamento a esses tipos de crimes.
O comandante do 4° BPM, tenente-coronel PM Teixeira, destacou que o objetivo é capacitar e instruir as autoridades dos municípios para a realização de simulados de pronta-resposta contra ações violentas e o domínio de cidades. Ele concluiu afirmando: “Queremos construir uma rede para proporcionar uma resposta imediata em caso de eventualidades. A criação do plano de defesa dos municípios é fundamental para garantir a segurança da sociedade.”