Polícia Militar de Rondônia

Corregedoria-Geral da PMRO – 30 anos de dedicação à promoção da ética, da moral, da disciplina e da justiça

A Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia sempre tem por prioridade a ética e a busca constante pelo aprimoramento técnico a fim de garantir que a Instituição seja mais forte, disciplinada e atue dentro da legalidade. Nesse sentido, foi realizado em 2022, o “IV Seminário da Corregepom”, e na oportunidade o “Primeiro Curso de Polícia Judiciária Militar da Polícia Militar do Estado de Rondônia”, que capacitou o efetivo de Oficiais responsáveis pelas atividades Correicionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e coirmãs.

Em 2023, a Corregedoria-Geral desenvolveu o planejamento e execução de inspeções correicionais nas unidades operacionais da PMRO, com o intuito de manutenção da disciplina, orientar e fiscalizar. Assim, desenvolveu ações de fiscalização, de caráter educativo e corretivo nas instalações das unidades operacionais da Polícia Militar, relatando e solicitando correções de procedimentos administrativos ou de condutas.   

Coronel PM Glauber, subcomandante-geral da PMRO

O sub-comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber Souto, ressaltou a importância da corregedoria da PMRO na missão de resguardar os princípios basilares da hierarquia e disciplina: “Não irei aqui destacar números de apuratórios realizados ou punições aplicadas, mas sim, ressaltar o quanto essa Instituição é respeitada em todos os poderes da justiça deste Estado, por ser uma polícia legalista com atuações positivas e que tem o respeito e admiração da população. Isso sim é motivo de comemoração, e se deve à excelente atuação da corregedoria no cumprimento da Lei e do nosso regulamento”, disse o coronel.

Coronel BM Vital, Secretário de Segurança do Estado

O secretário de segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel BM Felipe Vital, parabenizou todos os policiais pela atuação exitosa nas operações realizadas e destacou: “Em todas as ações realizadas, seja em operações ou no serviço ordinário de rádiopatrulha podemos dizer que é praticamente zero as denúncias ou apuratórios na Corregedoria, isso demonstra uma tropa alinhada com a regularidade da lei e dos princípios éticos e morais”, destacou.

“A Compreensão do papel da Corregedoria muitas vezes é equivocada. Não estamos aqui para dificultar ou restringir as atividades operacionais, disse o corregedor, coronel PM José Carlos França, acrescentando que: “ Pelo contrário, vemos a corregedoria como um órgão que protege os valores fundamentais da Instituição, acreditando firmemente que a aplicação desses valores resulta em melhorias nos serviços prestados. Isso se traduz em ações profissionais, onde se busca trabalhar pelo cidadão e não para o criminoso, sempre agindo com cordialidade, sem preconceito ou uso desnecessário”.

Corregedor-Geral da PMRO Coronel PM França

Foram agraciados com a Medalha Mérito de Justiça e Disciplina, como reconhecimento e recompensa pelos serviços e contribuições prestadas à Corregedoria-Geral da PMRO, policiais militares – oficiais e praças – autoridades dos poderes constituídos do Estado e servidores civis da Polícia Militar. E, com placas de reconhecimento pelo pioneirismo e relevantes serviços prestados: o coronel PM RR Vilson de Sales Machado, 2º tenente-PM RR Carlos Alberto Silva de Medeiros, 3º sargento PM Izabens Braga de Sá Costa e a servidora civil Sônia Maria Vieira de Queiroz.

Texto: Lenilson Guedes

Fotos: Soldado PM Freitas Júnior

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *