Polícia Militar de Rondônia

Operação Sufocare – Cerca de duas mil pessoas foram abordadas e 56 presas em dez dias de operação

Em coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje, 27, no auditório do Quartel do Comando-Geral, em Porto Velho, o coronel PM Regis Braguin, comandante-geral da Polícia Militar, considerou que a Operação Sufocare apresentou resultados altamente positivos e que mais operações, estão sendo lançadas, com seus objetivos específicos. De acordo com ele, foram registradas 1.989 ocorrências de abordagens, nove armas de fogo apreendidas, 15 registros de pessoas com posse de droga, 11  pessoas presas por tráfico de drogas, 18 recapturadas, 20 mandados de prisão cumpridos e 56 prisões realizadas.

Coronel PM Cavalcante, coronel PM Braguin e tenente-coronel PM Amorim

O Comandante-Geral disse que o governador Marcos Rocha está buscando implementar medidas para aumentar a presença policial nas ruas como parte de sua estratégia de combate à criminalidade. Essa iniciativa visa aprimorar a segurança pública e garantir a proteção da população. Além disso, o governo está promovendo uma maior aproximação entre os comandantes e a tropa, reconhecendo a importância da comunicação e do entendimento mútuo dentro das forças de segurança. “Na operação, estive junto com a tropa em diversas abordagens”.

“Essa aproximação  fortalece a coesão e a eficácia das operações policiais, contribuindo para a melhoria da segurança. No entanto,  são executadas com  transparência e prestação de contas para garantir que os direitos individuais e a integridade das operações policiais sejam preservados”, disse o governador Marcos Rocha. Também explicou que: “A busca por um equilíbrio entre o fortalecimento das forças de segurança e a proteção dos direitos humanos é essencial para o sucesso dessas iniciativas”.

O Comandante de Policiamento Especializado – CPE, coronel PM Agleydson Cavalcante, falou que a PM não mede esforços para realizar estas operações e o resultado, “por si, só, mostra nosso comprometimento com ações em defesa de nossa sociedade”.

Somos o Estado organizado em defesa da sociedade, ressaltou o tenente-coronel PM Amorim, informando que durante este período, o crime organizado sofreu um prejuízo de 400 mil reais, com a atuação da Polícia Militar e comparado ao mês anterior, houve uma redução de 14% de roubos e furtos, na capital, aumento de 50% no número de armas de fogo apreendidas, diminuição de 11% em furtos, aumento de 23% em apreensão de drogas, aumento de 41% de prisões de foragidos.

Texto: Lenilson Guedes

Fotos: Cabo PM Edixon Herrera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *