O governo do Estado de Rondônia, por meio da Polícia Militar, realizou nesta sexta-feira, 22 de setembro, no teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, cerimônia militar alusiva a aula inaugural do Curso de Habilitação de Oficiais de Administração – CHOA, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS, Curso de Formação de Sargentos – CFS e Curso de Formação de Sargento Músico – CFSM.
De acordo com o Centro de Ensino da Polícia Militar, o Curso de Habilitação de Oficiais de Administração – CHOA 2023, tem 22 policiais militares, oriundos de diversos municípios do Estado. Com 33 policiais militares matriculados, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos é requisito obrigatório para a promoção dos segundos-sargentos a graduações de 1º sargento. Já o Curso de Formação de Sargentos, com 205 matriculados, é requisito obrigatório para a promoção à graduação de 3º sargento, o Curso de Formação de Sargentos músico é requisito obrigatório para a promoção à graduação de 3º sargento PM músico. Um aluno.
Representando o governador, coronel Marcos Rocha, o coronel Raulino Ferreira da Silva, disse que quando ingressou na Polícia Militar era soldado, e fez menção da importância do estudo na carreira militar, “o estudo eleva o caráter e a moral do homem, são pouquíssimas as profissões que há uma dedicação de estudo contínuo até o último grau de hierarquia, assim como acontece na Polícia Militar. Estamos a todo momento sendo moldados, aprimorados, e isso, reflete no desempenho da função policial”, enfatizou o coronel .
Raulino destacou, ainda, que o governo não tem medido esforços para promover os militares, bem como dar condições de trabalho, como a reforma de quartéis, compra de equipamentos de segurança, armamentos e a valorização salarial. Ele recebeu uma placa de agradecimento ao governador coronel Marcos Rocha, pela atenção dada a Polícia Militar e consequentemente ao Centro de Ensino da Instituição.
O subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber Souto, na ocasião representando o comandante-geral, coronel Regis Braguin, destacou a importância do curso de formação para a carreira policial. ” A promoção do policial eleva a sua autoestima, e isso, alcança também os seus familiares. Essa é a tônica desse governo, valorizar o policial, e capacitá-lo para uma atuação pontual, sem deslizes de conduta profissional. Hoje temos umas das melhores polícias do Brasil, o que muito nos orgulha”, finalizou.
O tenente-coronel PM Rodrigo Arrivabene, diretor do Centro de Ensino da PMRO, lembrou que a jornada de ensino não é fácil, tendo que abrir mão do convívio familiar e social. ” Ao final do curso, vocês verão o quanto valeu a pena todo esforço e dedicação, serão sargentos, um graduação de muita importância para a corporação, serão o elo com o comando, estarão lado a lado com a tropa, capacitando e formando nós policiais”, finalizou agradecendo o governador, coronel Marcos Rocha, pela atenção dada às reivindicações da tropa para formação e aperfeiçoamento dos policiais militares, o que segundo ele, nunca se viu em outros governos.
Texto: Lenilson Guedes e sargento PM Arian
Fotos: Edixon Herrera – Nilson Santos