6º BPM – Batalhão Mamoré, há 30 anos servindo e protegendo o povo da fronteira

Desde 1 de março de 1944 que a Polícia Militar do Estado de Rondônia – antes Guarda Territorial –  está presente na cidade de Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia.  O governador Aluízio Ferreira criou à época o Posto da Guarda Territorial (PGT) tendo Manoel Alípio da Silva,  designado para ser Comandante. Foram várias denominações e comandos até chegar ao 6° BPM fundado em 08 de setembro de 1993 e recebeu o nome histórico de “Batalhão Mamoré”, em homenagem ao rio que banha Guajará-Mirim, sob o lema de “Guardião do Povo da Fronteira”. Comandado atualmente pelo major PM  Jefferson Wesley Adorno de Oliveira.

O Batalhão cumpre com o seu dever constitucional de preservação da ordem pública. Está situado exclusivamente na faixa de fronteira e atua nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, que juntos possuem uma extensão territorial de aproximadamente 35 mil Km² correspondente a 15% da área total do Estado de Rondônia, onde vivem aproximadamente 78 mil pessoas.

Estrategicamente possui como missão: “garantir a proteção e tranquilidade social, por meio da presença policial ostensiva e participação social.” O 6º BPM trabalha diuturnamente para garantir a segurança de todos os cidadãos de bem que vivem na região do Vale do Mamoré, através do esforço mútuo de cada um dos  valorosos policiais militares, lotados no Batalhão.

Para comemorar à data, foi realizada formatura com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, a deputada estadual Taissa Sousa, autoridades convidadas e o público em geral. O Batalhão homenageou várias personalidades pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da Unidade PM. O comandante-geral da PM recebeu a Medalha Mérito Mamoré.

O “Batalhão Mamoré”, “Guardião do Povo da Fronteira”, está estrategicamente fincado neste solo rondoniense, na segurança de nossas fronteiras e nossas comunidades, especialmente em Guajará-Mirim, Nova Mamoré, seus distritos e localidades, disse o comandante-geral da Polícia Militar, para em seguida acrescentar que o policiamento na fronteira é uma responsabilidade que geralmente recai sobre as forças de segurança do Estado, e outros órgãos como a Polícia Federal, o Exército.

Para enfrentar  esses desafios e trazer a paz às regiões de fronteira, é importante que as forças de segurança adotem abordagens multidimensionais, que incluem não apenas o policiamento tradicional, mas também iniciativas de desenvolvimento social, cooperação internacional, inteligência e uso de tecnologia avançada para o monitoramento e a vigilância.

O comandante do 6º Batalhão, major PM Oliveira, falou dos desafios da Policia Militar em combater o crime  “faz parte da missão precípua da Polícia Militar”,  e estamos aqui para trabalhar nesta faixa de fronteira com homens e mulheres prontos para atuar em defesa de nossas comunidades e de nossas fronteiras.

Texto Lenilson Guedes

Fotos: Cabo PM Renata