A equipe de Força Tática do 5º BPM, recebeu informação de um roubo em andamento no bairro Aponiã, nesta madrugada do dia 23. No local a equipe observou um veículo HB-20, branco com a porta aberta, em frente a casa, e um veículo Onix Sedam de cor preta, ocupado por um motorista que informou trabalhar como Uber, como ele demonstrou bastante nervosismo, teve seus dados coletados pela equipe policial e liberado.
O comandante da patrulha observou pela porta de blindex, três suspeitos correndo do interior da residência, para o fundo da casa, porém ao notar a presença policial, retornaram para a parte interna e começaram a chutar a porta do quarto com bastante força, provavelmente para fazer à família refém, instante que a família começou a gritar por socorro. Diante do flagrante, de imediato a equipe conseguiu abrir o portão e adentrar na área da residência, sendo observado, quando os agentes do roubo fugiram para o fundo do quintal, momento que foi efetuado disparos pelos elementos, sendo revidada a injusta agressão, sendo atingido um dos elementos que estava de posse de uma arma de fogo tipo pistola, marca Taurus G2C 9mm, com carregador e cinco cinco munições intactas, sendo de imediato, socorrido para o Hospital João Paulo II, pela equipe Reforço 02, sendo posteriormente localizado nas vestes do referido agente uma outra arma de fogo tipo pistola marca Taurus G2C 9mm, com carregador alongado e onze (11) munições intactas.
O segundo suspeito, correu e tentou subir no telhado com a ajuda do terceiro suspeito, porém veio a cair e acabou sendo capturado pela equipe e com ele uma arma de fogo tipo pistola marca Taurus 24/7 com numeração suprimida e carregador contendo 10 munições intactas de mesmo calibre.
O terceiro suspeito, saiu em fuga pelo telhado e tentou se evadir, pulando alguns quintais das residências próximas, porém com o cerco efetuado por outras equipes policiais de serviço, acabou sendo capturado pela equipe do Setor 11.
Em contato com as vítimas, a senhora relatou que três criminosos estavam todos armados e que entraram na residência no momento em que seu esposo chegou com seu veículo, e o renderam com uma arma na cabeça, sofrendo várias coronhadas e agressões. Após adentrarem na casa, rendeu o restante da família, levando-os para o quarto, e também os agrediram com coronhadas e chutes na cabeça.
Os agentes criminosos, exigiam da família uma quantia de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), joias e arma, porque diziam saber que a família tinha, pois sabiam que eram empresários, porém, após a família informar não possuir tais bens, os agentes ficaram mais violentos, ameaçando e apontando a arma de fogo, para a cabeça de uma das vítimas, enquanto outro comparsa dizia que iriam levar uma vítima para a região do município do Candeias do Jamari e que a entregariam de volta quando pagassem o resgate de um milhão de reais, e se caso não pagassem, entregariam à vítima aos pedaços até receber o dinheiro. A família relatou ainda, que quando os indivíduos viram a Polícia chegando, um deles gritou e saíram do quarto, ocasião que a família aproveitou para se trancar e colocar um móvel para segurar a porta, e que instantes depois, os criminosos tentaram retornar e arrombar a porta, porém não conseguiram.
Após o local ter sido controlado e isolado, foi solicitado uma ambulância, pois as vítimas estavam bastante lesionadas, sendo prestado os primeiros socorros no local, porém, duas das vítimas, foram encaminhadas para a Upa da Zona Leste, sendo que uma ficou em observação e o outro foi transferido para o hospital João Paulo II, devido a suspeita de afundamento de crânio. No decorrer das diligências e em questionamento aos conduzidos, fora apontado que o condutor do veículo Ônix preto, participou do evento criminoso por meio do transporte, e aguardaria no local para dar fuga aos envolvidos, sendo posteriormente apontado seu paradeiro, onde fora finalmente localizado e conduzido para à Delegacia de Flagrantes e confirmado os fatos narrados.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos conduzidos, e apresentados à autoridade policial para demais providências. Todos os pertences das vítimas foram recuperados e apresentados na Delegacia, sendo estes: documentos pessoais, cartões de créditos, 1 relógio, objetos de maquiagem, perfumes e a quantia de (R$ 5090,00 (cinco mil e noventa reais).
Fonte: Seção de Comunicação Social do 5º BPM
Fotos: Equipes Policiais do 5°BPM