No último dia 15 de julho, durante o patrulhamento de rotina na LP-45, na zona rural da Vila Nova Samuel, em Candeias do Jamari, uma patrulha da polícia ambiental realizou apreensão de um caminhão, que transporta madeira ilegal.
Ao abordar o condutor, que transportava madeira serrada, os policiais solicitaram o DOF (Documento de Origem Florestal), sendo informado pelo condutor que não possuia. A carga foi identificada como espécie florestal Tachigali-sp (Tachi), medindo mais de 17 metros cúbicos.
O condutor foi informado que estaria praticando o transporte ilegal de madeira, crime ambiental tipificado no artigo 46 da Lei Federal 9605/98, foi lavrado o auto de infração em desfavor do mesmo, além da apreensão do caminhão e da carga de madeira. O condutor ficou como fiel depositário dos bens, devido falta de meios para condução dos bens apreendidos. Amostras da madeira foram coletadas para constatação de espécie florestal.
O Batalhão Ambiental enfatiza a importância do combate aos crimes ambientais e ressalta que continuará atuando de forma incansável na preservação do meio ambiente e na fiscalização das atividades que possam colocar em risco nossos recursos naturais. A colaboração da população é fundamental para a manutenção e proteção de nossa fauna e flora, bem como para a conservação de nossas florestas.
Fonte / Fotos: Ocorrência do Policial
Texto: Cabo PM Da Hora