Durante a Operação Hórus / Guardiões das Fronteiras, em combate aos crimes transfronteiriços, a Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio de guarnições do Batalhão de Fronteiras e Divisas – BPFRON, Patrulhamento Tático Móvel – PATAMO e Canil do 4⁰ e 10⁰ Batalhões, realizaram a apreensão de duas armas de fogo, além da prisão de uma pessoa do sexo masculino.
A primeira ocorrência foi durante patrulhamento na estrada vicinal P-40, próximo ao distrito de Flor da Serra, município de Alto Alegre dos Parecis. As equipes policiais visualizaram uma pessoa do sexo masculino transitando em uma motocicleta, e ao abordar o suspeito, foi localizada em sua cintura, uma arma de fogo do tipo pistola, calibre 9 mm, a qual estava municiada e pronta para uso.
Ao ser indagado, o homem de 26 de idade, informou que não portava documentação do referido armamento e diante dos fatos, foi dada voz de prisão por porte ilegal de arma e conduzido para a delegacia.
O outro caso também ocorreu durante patrulhamento na Linha P 40, onde um condutor de uma motocicleta ao perceber a viatura policial, empreendeu fuga, abandonando as margens da estrada, um saco de estopa, e em seu interior havia uma arma de fogo de fabricação artesanal do tipo espingarda, além de um cartucho de munição calibre 32.
As ocorrências foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil de Santa Luzia D’oeste.
A operação Hórus em Rondônia somente no ano de 2023, já tem causado um prejuízo ao crime de aproximadamente 11 milhões de reais, com a apreensão de drogas, armas, veículos, madeiras e caminhões utilizados em ilícitos ambientais, além do intenso combate aos crimes de descaminho e contrabando em toda a fronteira do Estado.
Fonte e fotos: P 5 do BPFRON
Dcoms