A instrução oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com a Polícia Militar de Rondônia (PMRO), aconteceu na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) do dia 26 a 30 de junho, onde 15 Policiais Militares participaram do Curso de Operador de drone e Mapeamento.
A capacitação em drones é de suma importância para o policiamento moderno, pois possibilita ao militar uma previsão em tempo real do que está ocorrendo no cenário de atuação. Essa tecnologia já é muito utilizada pela Polícia Militar Ambiental nos planejamentos de policiamento em áreas a serem fiscalizadas. O aparelho é um aliado no policiamento ostensivo, auxiliando nas ações de vigilância, identificando alvos, mapeando regiões e auxiliando no policiamento em grandes eventos, garantindo uma vigilância mais efetiva.
Durante a semana de treinamento, foi ofertado também aos militares 16 horas/aulas de mapeamento de áreas rurais e urbanas, tendo como tema os princípios para o mapeamento e apuração das captações de imagens.
Todos os participantes fizeram uso de simuladores de voos, para uma melhor performance em campo.
Texto: P5 do 2º BPM – SGT PM Solange