Este ano o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidade, lançou o Programa Cidade Segura, que está sendo executado pela Polícia Militar de Rondônia, e tem o objetivo maximizar as ações ostensivas/preventivas no combate à criminalidade, aumentar a presença policial as áreas de maior incidência de crimes e garantir a sensação de segurança na comunidade.
Dentro do Programa há diversos tipos de operações policiais, inicialmente executados na capital, Porto Velho, e agora em outras regiões do estado, como Vale do Jamari, atuação do 7º Batalhão da Polícia Militar com a Operação Maximus, Reforço Policial e Patrulhamento Rural, sendo que a primeira fase iniciou no final do mês de maio e em menos de um mês já contabiliza dados positivos.
Nesta primeira fase houve o aumento em mais de 70% dos atendimentos policiais e em mais de 40% em registros de ocorrências envolvendo drogas. Outro dado positivo é a retirada de circulação de mais armas de fogo ilegais, neste período, o patrulhamento geral do 7º BPM apreendeu oito armas de fogo, sendo cinco destas durante as operações, entre elas uma submetralhadora caseira e um rifle furtado no município de Candeias.
As operações são realizadas com policiais militares voluntários, durante suas folgas, sendo realizadas nas áreas de maior incidência de crimes por meio de bloqueios em locais estratégicos, com abordagem a veículo e pessoas suspeitas, aumentando a chance de prevenção e repressão do crime. O custeio financeiro para estas operações está acontecendo por meio de Diárias Especiais de Reforço do Serviço Operacional – Derso, que nesta primeira fase, no 7º BPM, foram mantidas por emenda parlamentar do deputado estadual Lucas Torres.
Texto: P-5 do 7º BPM / cabo PM Dos Anjos
Fotos e fonte: Relatórios das operações