Na manhã desta segunda-feira, (12), a Escola Carlos Drumond de Andrade, localizada no município de Candeias do Jamari, recebeu o evento de encerramento do projeto Pequeno Guardião Ambiental, realizado pelo Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar. O projeto tem como objetivo influenciar alunos da rede pública a promoverem ações em prol do meio ambiente.
No ano de 2022, o Batalhão de Polícia Ambiental propôs uma atividade aos alunos, que consistia em receber uma muda produzida pela própria unidade e plantá-la, acompanhando o seu crescimento ao longo de um ano. Ao final desse período, os estudantes deveriam elaborar um relatório sobre o desenvolvimento da pequena árvore. Quatro relatos se destacaram, e os alunos responsáveis por eles foram premiados com bolsas de estudos no cursinho pré-militar da UNIBE (@unibeoficial). Essa iniciativa teve como finalidade estimular e motivar mais alunos a se envolverem no projeto.
Como continuidade da programação, hoje foi ministrada uma palestra de conscientização sobre o valor das árvores para a vida humana, abordando seu papel na conservação da biodiversidade, no ciclo hidrológico e outros fatores que envolvem a arborização urbana e a preservação das florestas. Ao todo, 126 alunos estiveram presentes, sendo que 50 deles receberam camisetas e squeezes, que foram adquiridos com recursos da Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas – VEPEMA. Essa ação na escola faz parte do projeto de educação ambiental da Polícia Militar, desenvolvido pelo Batalhão de Polícia Ambiental.
A direção da Escola manifestou interesse na continuidade do projeto e se colocou à disposição, destacando a importância das intervenções da Polícia Militar no estabelecimento de ensino por meio da implementação do projeto de educação ambiental. Esse projeto já beneficiou diversos estudantes, principalmente aqueles que residem na zona rural do município.
Através dessa ação, os estudantes são incentivados a se tornarem guardiões ambientais, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente.