Na manhã desta quinta-feira, 08, ocorreu a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) e o lançamento do Programa Cidade Segura através da instalação do Sistema Inteligente de Monitoramento, que dispõe do sistema interativo de segurança e do perímetro tático de segurança eletrônica.
Através de câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, as forças de segurança pública visualizarão em tempo real as imagens, todas georreferenciadas, direcionando as viaturas mais próximas para atender a demanda, permitindo que as diversas instituições de segurança pública possam trabalhar de forma coordenada com vistas à oferta da melhor prestação de serviço, com agilidade e qualidade na análise de dados e atendimento de ocorrências, além de assessorar os gestores na tomada de decisões atinentes ao serviço. O sistema funcionará de forma ininterrupta, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Essa estrutura deriva do compromisso do Governo do Estado de Rondônia e da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) em prover os órgãos de segurança pública das tecnologias disponíveis no mercado com intuito de fortalecer as polícias no exercício de suas funções e prestar um melhor serviço à comunidade em geral. Esse sistema de monitoramento responde às necessidades de vigilância e de coleta e compartilhamento de informações, análise de dados e apoio nas decisões e resoluções dos crimes ocorridos, além de compor importante ferramenta de prevenção a ilícitos em nossa cidade. Foram instalados 12 dispositivos (Totens) em áreas de maior circulação de pessoas, cada um possuindo 5 câmeras, cobrindo 360 graus do local.
Num primeiro momento o CICC cuidará do atendimento ao público e do monitoramento das câmeras, porém a ideia a curto prazo é que as demais instituições de segurança pública parceiras da Polícia Militar possam integrar o Centro e cooperar nessa coordenação dos serviços conforme a especificidade de cada corporação. O uso da tecnologia de imagem e outras disponíveis oferecerão uma diminuição do tempo de respostas das ações preventivas e repressivas, sendo um importante legado para a segurança pública em Ji-Paraná e região.
Durante a cerimônia de inauguração, o Secretário da SESDEC, Coronel BM Felipe Bernardo Vital destacou o compromisso do Governo do Estado desde o início de sua gestão em modernizar a Segurança Pública e com a instalação dos totens houve a integração da tecnologia com a inteligência artificial otimizando o trabalho dos nossos policiais.
O Comandante do 2º BPM Tenente-Coronel PM Eber Milton Barros de Oliveira externou agradecimentos à tropa pelos excelentes trabalhos que vem sendo desenvolvidos, e destacou que os policiais estão indo além de suas atribuições e nesta manhã foi dado um passo significativo, fruto de visão, busca de melhorias na construção de um futuro melhor, ampliando a atuação da Polícia Militar, e em breve o CICC estará atuando em conjunto com as demais forças de segurança pública.
A solenidade contou ainda com a presença de autoridades civis e militares, entre elas os deputados estaduais Laerte Gomes e Affonso Cândido, o diretor executivo da SESDEC, tenente-coronel PM Paulo Henrique da Silva Barbosa, a promotora de Justiça, Joveliana Origo, o capitão BM Anderson Júnior, representando o comando do 2º GBM, o chefe da Delegacia de Polícia Federal em Ji-Paraná, Adolfo Barbalho, o delegado de Polícia Civil, Derli Gouveia, o chefe da Delegacia Regional da PRF, Jussiglê Bispo Rodrigues, o Chefe da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito, Talysson Machado Bezerra Diniz, além de outras autoridades, imprensa local e público civil em geral.
Texto: P5 do 2 BPM – SGT PM Solange / SGT PM Soares
Fotos: SGT PM Soares