Na última quarta-feira, 18, ocorreu na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar – 2º BPM, o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, ministrado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), para integrantes do 2º BPM. Participaram ainda, um Policial Civil (PCRO), um Policial Rodoviário Federal e um Policial Federal.
O atendimento pré-hospitalar ou APH refere-se ao atendimento fora do ambiente hospitalar, em geral em casos urgentes e se torna fator preponderante em situações de confronto armado para salvar a vida de um policial ferido em combate. A capacitação contou com aulas teóricas e práticas, e simulações de atendimentos em ambiente de combate.
O curso faz parte de um programa de treinamento do BOPE que vem sendo desenvolvido por todo o Estado. O 2º BPM matriculou 26 policiais militares e as coirmãs, três policiais. O subcomandante do BOPE, capitão PM Élvis Jácqson Ramos, disse que os conhecimentos de APH, combinados com os específicos em situações de combate, contribuem para salvar a vida de um policial em situações de confronto.
Para o comandante do Batalhão Tiradentes, tenente-coronel Eber Milton Barros de Oliveira: “O curso é de suma importância para Unidade, pois traz conhecimento, técnicas e protocolos que permitirão ao operador de segurança pública, em uma situação de confronto armado com policial de sua equipe ferido em combate, agir de forma técnica e segura, a fim de salvar o policial em perigo, por isso esse curso é tão importante e demonstra a preocupação do Comando da Corporação, da Secretaria de Segurança e do Governo do Estado com nossos policiais ”.
Ao final do curso, houve a entrega de certificados e a brevetação com concludentes da atividade de ensino.
Fonte: Seção de Comunicação Social do 2º BPM.
Texto: Sargento PM Solange.
Fotos: Sargento PM Solange e Sargento PM Erickson.