A Polícia Militar vem cumprindo determinações do Governo Estadual, no sentido de planejar e executar operações policiais com o objetivo de enfrentar os diversos desafios relacionados à violência urbana, criminalidade e tráfico de drogas em todo o Estado, que afetam diretamente a qualidade de vida da população.
No início do mês de março de 2023, foi lançado o Programa Cidade Segura, em que estão inseridas em seu contexto, diversas operações policiais, destacando: Operação Máximus, Reforço Policial, Disque Silêncio, Comércio Seguro, Fio Desencapado e Mandatum, que apresentaram resultados positivos em suas realizações.
REDUÇÃO DE CRIMES
Durante o período de 7 de março a 28 de abril, foi empregada, nas operações, cerca de 3 mil policiais militares. Os dados comparativos com o mesmo período no ano de 2022 apresentaram queda no índice de violência, destacando a redução nos crimes de furto em 10% e de roubo em cerca de 23% em Porto Velho. Como destaque, houve o aumento de 37% na recaptura de foragidos da justiça, devido à integração dos órgãos públicos, que também atuaram nas operações do Programa Cidade Segura.
PRESENÇA MARCANTE
Foi realizada a Operação Comércio Seguro nas principais avenidas de Comércio, em Porto Velho. Já na operação Reforço Policial, houve mais celeridade no atendimento às denúncias do cidadão, com a redução, praticamente, zero em demandas reprimidas. A Operação Escola Segura tem prevenido ameaças e possíveis atuações de indivíduos dentro e no entorno das escolas estaduais, municipais e particulares, em todo Estado.
MAIS DE 20 MIL AVERIGUAÇÕES
Todo o empenho, no respectivo período, somado ao trabalho de todas as operações policiais, renderam mais de 20 mil averiguações da Polícia Militar, o que representa um aumento de 190%, em comparação ao mesmo período de 2022, na Capital.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que: “O Governo do Estado tem trabalhado para combater a violência e melhorar a Segurança Pública na cidade, não só nas operações policiais, como também, investindo em equipamentos e tecnologias para aprimorar o trabalho das Forças de Segurança, como a implantação de câmeras de vigilância em áreas estratégicas da cidade e a aquisição de viaturas e armamentos”, finalizou.
As operações estão sendo direcionadas para áreas de maior incidência de crimes, onde a presença policial é ainda mais necessária. O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel James Padilha, explicou sobre o direcionamento das operações policiais na área urbana da cidade: “Com a realização de blitz e operações específicas em bairros e regiões mais afetados pela violência, é possível reduzir a incidência de crimes e aumentar a sensação de segurança dos moradores”, ressaltou.
A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec investe diretamente no Programa Cidade Segura, com a implementação de Diárias Especiais de Reforço do Serviço Operacional – Derso, que viabiliza a maximização do emprego policial-militar nas ruas: “Este é um trabalho do Governo do Estado, e somado aos outros esforços em implementação de tecnologias de monitoramento na cidade, faremos com que os índices criminais continuem diminuindo cada vez mais”, informou.
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: Edixon Herrera
Dcom – Governo de Rondônia