O projeto Destaque Operacional Tiradentes foi instituído no âmbito do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), visando externar ao público interno e externo o reconhecimento da Unidade aos militares que se destacarem no exercício de suas atividades de policiamento ostensivo, bem como na manutenção das atividades de segurança pública, elevando assim, o nome da Policia Militar do Estado de Rondônia, junto à população do município de Ji-Paraná e região.
Os policiais militares são avaliados por meio de levantamentos de dados afetos à produtividade, os quais são obtidos dos sistemas de gestão da Polícia Militar, SIGA e SISEG da PMRO, além da análise dos documentos produzidos em atendimento de ocorrências policiais e fiscalizações diversas, inclusive de trânsito, onde a atuação policial é pontuada, conforme o grau de complexidade, e a resultante do distinguirá no universo dos demais operadores policiais.
O 2° BPM terá um destaque operacional mensal, um semestral e anual, os quais receberão dentre outras recompensas, conforme o grau de destaque operacional, o Diploma, a referência elogiosa, além de terem sua fotografia em local de honra na Unidade, dentre outras honrarias.
No primeiro mês em que o projeto esteve em vigência, abril de 2023, a cabo PM Valkiria Beck Ramos, lotada na 2ª CIA/2º BPM foi a policial militar melhor ranqueada, atingindo 475 pontos. A militar foi homenageada pelo comando do 2º BPM na manhã desta quinta-feira, 18, na sede do Batalhão Tiradentes, na presença da tropa e de seus familiares.
Para o comandante do 2º BPM, tenente-coronel PM Eber Milton Barros de Oliveira, esta iniciativa é uma forma de valorização e reconhecimento técnico-profissional dos policiais militares que se destacam no desempenho de suas atividades profissionais, dentro ou fora dos limites territoriais do 2º Batalhão PM, nas diversas rotinas operacionais e de preservação da Ordem Pública. Reconhecer e recompensar é muito importante na manutenção do moral elevado da tropa, disse o comandante.
Fonte: Seção de Comunicação Social do 2º BPM.
Texto: Sargento PM Solange.
Fotos: Sgt PM Solange