Na terça feira, 16, ocorreu na sede do Centro Integrado de Comando e Controle do 2º Batalhão, instrução com todos os componentes da Central de Operações para a utilização do sistema de áudio e vídeo do futuro sistema de monitoramento a ser instalado na cidade de Ji-Paraná.
A empresa multinacional Converginit Seal Telecom, com sede em Minas Gerais, foi a responsável pela montagem dos monitores e por repassar as instruções aos militares que irão operar o sistema.
A qualificação foi dividida em três períodos e turmas. Qualificação que é de suma importância, pois o conhecimento adquirido ajudará na versatilidade, rapidez e dinamicidade das visualizações e tomada de decisões das equipes de patrulhamento, tornando o atendimento ao público mais célere.
Essa estrutura deriva da demanda apresentada pelo comando do 2° BPM e do compromisso do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania em prover os órgãos de segurança pública das tecnologias de ponta, a exemplo, o sistema possui softwar de reconhecimento facial, veicular e comportamental, sendo uma ferramenta importante na preservação da ordem pública, sem dúvidas, um ganho para toda a sociedade da região central.
Fonte: Seção de Comunicação Social do 2º BPM.
Texto e fotos: Sargento PM Solange.