Na tarde do último sábado, 6 de maio, o Esquadrão de Bombas do Batalhão de Operações Especiais foi acionado para atender a ocorrência de suspeita de artefato explosivo, em apoio à solicitação da Polícia Federal naquele município.
Para o atendimento da ocorrência, a equipe, composta por técnicos explosivistas, contou com o apoio da Polícia Civil para que o deslocamento pudesse ser realizado com brevidade.
O Esquadrão de Bombas do BOPE trabalha seguindo rigorosamente os protocolos internacionais que envolvem objetos suspeitos de serem artefatos explosivos, além de empregar equipamentos específicos para garantir a segurança do especialista. Entre outros, foram utilizados traje antifragmentação para proteção do operador e o gerador de raio-x para realizar uma melhor análise do objeto.
Após análise do objeto, optou-se por realizar uma explosão controlada para que o invólucro fosse rompido e pudesse ser revelado o seu conteúdo. A ocorrência foi finalizada sem que houvesse danos ao patrimônio e manteve a integridade física de todos os envolvidos.
A Polícia Federal dará prosseguimento às investigações para que o caso seja solucionado.
Texto e imagens: P-5 do Bope
Fonte: Polícia Militar de Rondônia