Com o objetivo de capacitar, preparar, ensinar e passar conhecimentos de dados aos agentes de Inteligência da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, para que eles desenvolvam uma atividade especializada com amplo conhecimento de vários aspectos em suas áreas de atuação, está sendo realizada em Porto Velho, a 28ª edição do Curso de Segurança Orgânica.
O curso, oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, em conformidade com a doutrina nacional de inteligência é coordenado em Rondônia, pela Gerencia de Estratégia e Inteligência, da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania. A atividade em que os agentes estão inseridos, se constitui no desenvolvimento de ações especializadas voltadas a detecção e compreensão de aspectos de alta complexidade, objetivando assessorar, tanto na esfera federal como estadual, o processo decisório de enfrentamento a violência e a criminalidade.
Um dos instrutores do Curso, major PM PE André Leite, em visita institucional ao comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM James Alves Padilha, falou que a atuação destes policiais nos cenários de operações é de fundamental importância para tomadas de decisões e atuações das forças policiais. Ao agradecer a visita do oficial da PM de Pernambuco, o coronel Padilha desejou uma boa estada em Rondônia e disse que as polícias brasileiras têm os mesmos objetivos, o que muda, são as cores das fardas, mas a atuação de combate a criminalidade e a defesa do cidadão é comum a todas.
Texto: Lenilson Guedes
Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia