Com cerca de 1.600 alunos, distribuídos desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia CTPM I, com sede em Porto Velho, realizou na manhã de hoje, 3, a passagem de direção da Unidade. Assumiu a direção o major PM Lucas de Tarso Savino Nogueira, em substituição ao major PM Luiz Gilson Silva. O Colégio foi criado em novembro de 1990, após um trabalho de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pelo então capitão PM Carlos Roberto Vieira Vasconcelos.
A instituição de ensino teve início com apenas 10 salas de aulas, as quais atendiam cerca de 636 alunos distribuídos nas séries iniciais. Hoje, a escola é reconhecida por sua estrutura moderna e tecnológica, o que contribui para o aprendizado dos alunos e para a realização de projetos inovadores. Conta atualmente com 1.600 anos distribuídos em infantil, fundamental e médio.
Para o governador de Rondônia, coronel PM Marcos Rocha, que já foi diretor do CTPM I, entre 11 de janeiro de 2011 a 28 de dezembro de 2012: “O colégio é uma instituição de ensino que merece muitos elogios, com um corpo docente altamente capacitado e uma metodologia de ensino diferenciada, que tem se destacado por formar alunos excelentes e cidadãos comprometidos com a sociedade”.
Segundo ele, os alunos são exemplos de dedicação e esforço, incentivados a desenvolver habilidades socioemocionais, como liderança, trabalho em equipe e responsabilidade, hierarquia e disciplina.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM James Alves Padilha, destacou a formação do aluno do colégio Militar e a importante parceria e integração com a Secretaria de Educação para que: “Se possa levar a bom termo as atividades nos colégios militares e se favoreça o desenvolvimento de nossa sociedade. O Colégio Tiradentes da Polícia Militar e seus alunos merecem todos os elogios e reconhecimentos por seu trabalho árduo e por seu papel fundamental na formação de cidadãos responsáveis e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, disse.
Diretor sucedido
Foram dois anos e meio em que o major PM Luiz Gilson Silva esteve à frente da direção do Colégio Tiradentes I. Segundo ele, ter sido diretor de uma Unidade de Ensino foi um novo desafio em sua carreira militar, pois, por mais que o militar esteja preparado para assumir novas função, na escola é algo atípico, tendo em vista que quem está preparado para lidar com os alunos são os professores: “Esses são os verdadeiros heróis”, ressaltou. Ele agradeceu a parceria com a Seduc e disse que durante sua gestão, foram feitas várias reformas na instituição, entre elas o auditório e salas de aula.
Novo diretor
O major PM Lucas de Tarso Savino Nogueira é graduado em Matemática e pós-graduado em Ensino da Matemática pela UniBF, bacharel em Direito e em Segurança Pública – Curso de Formação de Oficiais da PMRO, tendo sido aprovado em 1º lugar naquele vestibular. Declarado aspirante a oficial, foi comandante do Pelotão de Trânsito do 2º Batalhão de Polícia Militar em Ji-paraná e Unidades no interior do Estado. Atualmente exercia a função de subcomandante do 1º BPM em Porto Velho.
Na área militar, possui o Curso de Emprego Defensivo da Arma de Fogo – EDAF – pela PMRO; Curso de Polícia Comunitária; Aprovado em 2º lugar no curso Nacional de Condutores de Cães Farejadores de Narcóticos e Explosivos pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; Curso de Condutor de Cão Funcional pela CBKC Rondônia; Curso de Operações Temáticas de Combate ao Crime pela Polícia Rodoviária Federal em Foz do Iguaçu, entre outros.
acesse o link e veja mais fotos do evento: https://pm.ro.gov.br/?p=41493
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: cabo PM Edixon Herrera
Fonte: Diretoria de Comunicação da Polícia Militar de Rondônia